Setecidades Titulo
Amantes de animais transformam casas em zoológicos
Christiano Carvalho
Especial para o Diário
03/06/2000 | 18:52
Compartilhar notícia


  Cuidar de bichos de estimaçao em casa significa, para algumas pessoas, muito mais que um simples hobby. Para elas, o hábito de ter alguns animais ganha proporçoes um pouco exageradas. E na regiao nao é difícil encontrar quem tenha verdadeira paixao por cachorros, gatos e passarinhos. Atençao e carinho sao fatores essenciais para a empreitada.

A química industrial Sirley Batista Luz, moradora de Sao Caetano, dedica-se exclusivamente a cuidar dos seus sete caes - cinco da raça dachshund e dois vira-latas - que pegou na rua. "Sempre gostei de caes. Tenho bastante trabalho e quase nao saio de casa por causa deles, mas vale a pena", disse ela, que atualmente ainda acolhe mais um caozinho do seu vizinho.

Já a aposentada Rosália Sanches, 47 anos, do bairro Prosperidade, em Sao Caetano, nao se contenta em criar apenas caes. Além dos cinco cachorros, ela tem dois periquitos e uma maritaca. "Quando pequena, enterrava meus bichinhos em caixoes que meu pai fazia e colocava flores. Adoro animais."

A caridade nao se restringe aos seus bichos. "Sempre dou comida para os cachorros que circulam na vizinhança. Tenho mais dó dos animais do que de gente, porque eles sao mais vulneráveis e nao podem falar ou se defender", explicou a aposentada. Quando Rosália nao pode ficar com o animal, procura algum conhecido que possa tomar conta. "Costumo recolher cadelas grávidas e cuidar dos filhotes. A última que arrumei teve 12 filhotes há pouco tempo. Consegui arrumar donos para todos eles", contou.

Os gatos também chamam a atençao dos amantes dos animais. A secretária Rachel de Mendonça, de Santo André, tem 15 bichanos na casa em que vive. O mais velho, chamado de Gordo, tem 13 anos. "Vejo tantos gatos abandonados, que quero ajudar, acomodar, salvá-los. Fui cuidando, deixando comida para alguns na rua, levando os doentes para casa."

Rachel e a irma Regina de Mendonça ajudam mensalmente a Uipa (Uniao Internacional Protetora dos Animais), que nao recebe ajuda governamental. "Eles estimulam as pessoas a terem um bichinho, que faz bem às crianças", afirmou Rachel.

De acordo com a veterinária Dirce Monteiro de Araújo, as pessoas que possuem muitos animais em casa devem ter cuidados redobrados. "É importante que os donos mantenham a casa sempre limpa e a vacinaçao dos bichos em dia", alertou. Ela ainda ressaltou a atençao com a alimentaçao. Nos casos de gatos, a veterinária recomenda que os machos sejam castrados para que nao exalem um forte odor. "E quem tem caes em apartamento deve preferir aqueles com pêlo curto para evitar reaçoes alérgicas nos moradores", completou.

Colaborou Selma Isis




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;