Cultura & Lazer Titulo
Infância inspira dramas na Mostra de Cinema
Cássio Gomes Neves
Da Redaçao
28/10/2000 | 18:54
Compartilhar notícia


Dramas feitos com crianças, mas nem sempre infantis, marcam presença na 24ª Mostra Internacional de Cinema em Sao Paulo. Na lista desses filmes, os temas giram em torno da atraçao precoce de meninos e meninas frente às drogas e das influências do crime e da guerra na infância. Sao obras venezuelanas, iranianas e francesas, com exibiçoes agendadas para este domingo.

  Quem se arriscou, entre outros, nesse gênero foi o diretor Elia Schneider, com o filme Cheiradores de Cola. A condiçao de vida miserável declarada no título é um divisor de águas para um garoto de 11 anos que, expulso de casa pelo padrasto, se junta a uma gangue de rua. O perigo para a vida do garoto deixa de ser passivo, ancorado só na fome e na miséria, quando há o envolvimento com traficantes de cocaína e a iminência da morte armada.

  Co-produçao de Espanha e Venezuela, a fita toca numa realidade bastante semelhante à do Brasil. Similaridade que nao pode ser conferida no longa O Diário de Anne Frank, de Julian Wolf. O detalhado e verídico relato da garota judia, escondida no sótao de um subúrbio holandês durante a escalada dos nazistas, se tornou best-seller em todo o mundo e agora ganha as telas encapado pela animaçao.

  A tragédia de crianças acossadas se repete em O Menino e o Soldado, dirigido pelo iraniano Seyyed Reza Mir-Karimi. Enredo sedutor como dramalhao, uma vez que expoe o relacionamento forçado entre um delinqüente de 14 anos e um soldado encarregado de conduzi-lo a um reformatório em pleno éveillon. O choque de temperamentos entre o militar e o adolescente é inevitável.

  Livre da aridez desses temas está o filme Príncipes e Princesas, esse sim indicado para menores de idade. Dirigido pelo francês Michel Ocelot - o mesmo de Kiriku e a Feiticeira -, é uma animaçao elaborada a partir do teatro de sombras, no qual um casal de crianças interpreta lendas e histórias ocorridas no Antigo Egito, na Idade Média e no Japao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;