Cultura & Lazer Titulo
Convidado especial
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
01/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Oriundo do teatro amador, o ator Rui Ricardo Dias, que viveu o presidente brasileiro na cinebiografia "Lula - O Filho do Brasil", conheceu a história dos grupos amadores da região, na última quinta-feira, durante o Ciclo Aberto "As Experiências Históricas" do Teatro no ABCD, realizado pela Coordenadoria de Cultura de Mauá na Biblioteca Cecilia Meirelles. Dias dividiu a mesa com o coordenador de Cultura do município, Caio Evangelista, a atriz Sidneia Giampietri, do Grupo Balangandãs, de Ribeirão Pires; a historiadora do Centro de Memória de Diadema, Maria de Lourdes Ferreira e o ator Toninho Jessil, que organizou a primeira Mostra de Teatro de Mauá em 1990.

"Não conhecia a história teatral da região. E sei que o termo amador expressa muito do que todos aqui fazem: que é fazer teatro com amor e sofrer um pouquinho. Vivo do teatro há dez anos e antes disso viajei por outros seis anos como amador", resumiu.

Afastado dos palcos desde que foi escalado às pressas para viver Luiz Inácio Lula da Silva no filme de Fábio Barreto, em 2008, Dias volta à linguagem com a montagem A Propósito da Chuva, inspirado na segunda parte do romance Memórias do Subsolo do autor russo Fiódor Dostoiésvski (1821-1881). A peça será apresentada em Mauá no dia 15, com entrada franca. "A adaptação é minha e do Paulo Fabiano, que também dirige. Vamos viajar com o espetáculo por um tempo", relatou.

O ator tem mais dois projetos para o audiovisual para este ano. Já está confirmado em um longa-metragem que deve começar a ser rodado entre agosto e setembro e negocia particiapção em uma série produzida pela HBO. "Mas não posso adiantar nada. Ainda estou muito ligado ao Lula e todo trabalho remete ao filme. É só um cuidado dos produtores", explica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;