Economia Titulo
Venda de carros novos cai 9,7% em maio, diz pesquisa
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
02/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Sob os efeitos da ressaca das vendas, depois da retirada do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido, as fabricantes de veículos registraram queda de 9,7% na comercialização em maio na comparação com o volume registrado em abril, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Com o total de 250.984 unidades vendidas no mês passado, frente às 277.833 de abril, a retração era esperada, já que em abril grande parte das concessionárias ainda contava, principalmente na primeira quinzena, com volume alto de estoques de carros faturados antes do fim do incentivo - que vigorou até 31 de março.

"Foi uma ressaca natural, um pouquinho maior do que os analistas esperavam mas acontece quando você bebe muito", brincou o presidente da General Motors do Brasil, Jaime Ardila. Ele se referia aos números recordes de março (353 mil unidades), em que houve antecipação de compras, por parte do consumidor, por causa da perspectiva de aumento de preços sem o desconto do tributo.

O presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, também considerou normal a retração do mercado. Apesar da queda, ele tem expectativa de que o setor feche o ano com total de 3,4 milhões de unidades vendidas, crescimento de 7% em relação a 2009. A projeção é a mesma feita pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores)

Por sua vez, Ardila faz previsão um pouco mais modesta, de 3,3 milhões para o encerramento de 2010.

EM ALTA - Apesar do desempenho mais modesto na comparação com abril, o setor automobilístico alcançou volume histórico de vendas para o mês de maio - em que o segmento registrou alta de 1,64% frente ao mesmo mês de 2009 - e também nos primeiros cinco meses deste ano.

De acordo com os dados da Fenabrave, foram 1,316 milhão de unidades comercializadas de janeiro a maio, 14,6% mais que nos cinco iniciais de 2009 (1,149 milhão) e 14,3% acima da marca recorde anterior, de 2008 (1,15 milhão).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;