Economia Titulo
Mundo teve em 2001 menor crescimento econômico em 10 anos, diz ONU
Das Agências
10/01/2002 | 22:13
Compartilhar notícia


O crescimento econômico mundial em 2001 foi de 1,3%, a taxa mais baixa dos últimos dez anos, e uma eventual recuperação está essencialmente ligada à da economia americana, indica o estudo "Situação e Perspectivas da Economia Mundial em 2002", publicado nesta quinta-feira pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 2000, o índice de crescimento foi de 4%. Para 2002, a ONU espera crescimento de 1,5%.

De acordo com o estudo, a desaceleração foi agravada pelos atentados de 11 de setembro contra os Estados Unidos, além da recessão em vários países que representam três quartos da produção mundial.

Os países em desenvolvimento – principalmente da Ásia Oriental e Ocidental, como o Caribe - foram bastante atingidos, o que torna mais difíceis os esforços para reduzir o percentual da população que vive abaixo da linha da pobreza, avaliou a ONU.

A África, cujo crescimento se manteve estável (3,4% em 2000, 3,3% em 2001 e 3,5% para 2002), foi a região menos afetada.

"Alguns países, principalmente a Argentina e Turquia, sofreram uma combinação de dificuldades financeiras domésticas e internacionais", ressaltou a ONU, "mas as conseqüências sobre a situação financeira internacional foram mais reduzidas que as da crise asiática em 1997-1998".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;