Economia Titulo
CUT fará evento cultural no 1º de Maio
Cibele Gandolpho
Do Diário do Grande ABC
14/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A festa da CUT (Central Única dos Trabalhadores) em 1º de maio terá novo formato neste ano em São Paulo. Em vez de arrastar uma multidão às avenidas da cidade, a central vai promover evento cultural que integrará 20 países da América Latina.

A comemoração terá exposição de fotos, feira gastronômica com comidas típicas de 11 países latinos, mostra de artesanato, lançamento de livros ligados ao trabalho, ato religioso e shows de Milton Nascimento - que vai homenagear Mercedes Sosa -, Carlinhos Brown, a banda Raíces da América, o cantor cubano Fernando Ferrer e a apresentação de grupos de danças típicas.

Sob o tema "Todos unidos pela integração regional, trabalho decente, contra o neoliberalismo e xenofobia", a festa ocupará o Memorial da América Latina, no bairro da Barra Funda. "Neste ano, nossa intenção não é fazer shows para 1 milhão de pessoas. Queremos resgatar qual o verdadeiro significado do Dia do Trabalho, que tem sido esquecido nas festas só com artistas", afirma o presidente da CUT-SP, Adi dos Santos Lima. A previsão da entidade é receber até 50 mil pessoas, já que o complexo do Memorial só comporta 35 mil visitantes por vez.

Também serão promovidos no dia 1º de Maio eventos descentralizados em São Bernardo, Osasco, Guarujá e Guarulhos, com programação diferenciada à do Memorial da América Latina. "Nestes pontos, teremos, além de shows, atrações para os cidadãos, como a emissão de documentos, massagens, consultas médicas etc", destaca Lima. Ele acredita que a previsão de investimento seja em torno de R$ 1 milhão.

PLATAFORMA - A CUT também divulgou que vai lançar no dia 1º uma plataforma para as Eleições 2010. O presidente da CUT Nacional, Artur Henrique da Silva Santos destacou ontem os principais pontos do documento. "São três diretrizes, que abordam 239 ações e propostas. A primeira trata da valorização do trabalho, do aumento de pessoas com carteira assinada e a melhoria na qualidade dos empregos."

A segunda é "Igualdade; distribuição de renda com inclusão social", onde serão tratados temas como reforma política, imposto progressivo, educação e outros pontos. Segundo Santos, a terceira diretriz é a "Estado democrático com caráter público e participação ativa da sociedade", que abrange a desmocratização do orçamento público, por exemplo.

Questionado sobre o que os trabalhadores brasileiros têm o que comemorar no seu dia, Adi foi enfático. "A classe trabalhadora conquistou, nos últimos oito anos, avanços significativos, principalmente nas questões sociais, como a geração de empregos, a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e a distribuição de renda. Mas é fundamental continuarmos a luta pela ampliação dos direitos, como a implementação da jornada de 40 horas semanais, a regularização da terceirização e as ratificações das Convenções da OIT 158 e 156", diz.

SEMINÁRIO - No dia 30, a CUT vai realizar um seminário, das 9h às 17h, para reunir cerca de 500 sindicalistas. "Faremos uma reflexão sobre qual foi a evolução e as mudanças importantes que aconteceram nos últimos anos com os movimentos sociais da América Latina. E vamos apontar as perspectivas para os próximos anos", afirma Lima.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;