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Conselho promete incentivar turismo dentro do Grande ABC
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
14/11/2009 | 09:03
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O primeiro Conselho Consultivo de Turismo do Grande ABC, nomeado na sexta-feira, pretende incentivar a atividade turística nas sete cidades da região entre os próprios moradores. Também caberá ao conselho pensar políticas regionais para fomentar o setor. A criação da entidade atende uma exigência do governo do Estado, que identificou no Grande ABC uma das 34 regiões turísticas de São Paulo.

"O Grande ABC não se conhece, e precisamos divulgar a região até para mudar o conceito de turismo que existe aqui", diz o presidente do conselho, Ricardo Akira, assessor da Prefeitura de Rio Grande Serra. Como um dos principais potenciais turísticos, Akira destaca os festejos da região que atraem milhares de turistas de todo o País: Festival do Chocolate (Ribeirão Pires), Festa das Nações (São Bernardo), Festa Italiana (São Caetano), Festival do Cambuci (Rio Grande da Serra) e Festival de Inverno de Paranapiacaba (Santo André).

Akira explica também que o Grande ABC possui força para explorar o turismo religioso, pois todas as cidades têm capelas e igrejas preservadas que fazem parte da história da região.

O Conselho Consultivo de Turismo do Grande ABC é composto por 14 integrantes, sendo sete representantes do poder público e sete da iniciativa privada. Compõem a diretoria, além do presidente Ricardo Akira; o vice, César Marquezini (representante dos hoteleiros); secretária executiva, Cristiane Coradini (Prefeitura de São Caetano); secretário adjunta, Sylmara Jacob (Prefeitura de Mauá), e o diretor técnico José Carlos Niero, da Faculdade Anchieta, que representa as instituições de ensino.

MAPEAMENTO - A Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo lançou no mês passado o mapa turístico paulista. O Grande ABC é uma das RTs (Regiões Turísticas) que integram a macrorregião da Capital expandida, formada por quatro RTs. No total, são 15 macrorregiões subdivididas em 34 RTs, englobando 645 cidades. O mapa é a primeira etapa para promover o turismo nos municípios paulistas.

 




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