Setecidades Titulo
Diadema estuda organizar micareta
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
05/08/2011 | 07:22
Compartilhar notícia


Um Carnaval fora de época, ao som de axé music, nos moldes das festas que surgiram na Bahia e se espalharam pelo Brasil. É assim que Diadema poderá abrir as festividades de seu aniversário neste ano. Por enquanto, porém, é só uma ideia, pois a Prefeitura admite que não tem verba para custear o evento, que depende de patrocinadores. Caso contrário, o projeto não vai atrás do trio e já morreu.

A instituição da festa está expressa em lei municipal, de autoria do vereador Célio Lucas de Almeida, o Célio Boi (PSB), publicada em janeiro pelo Executivo. Anteontem, a proposta foi debatida entre o parlamentar e secretários municipais. Há cerca de 15 dias, a discussão foi com o prefeito Mário Reali (PT).

Titular da Pasta de Cultura, Maria Regina Ponce de Queiroz afirmou que a micareta "seria bastante interessante, mas que requer estrutura muito grande, da qual a administração não tem como custear."

Segundo Maria Regina, dependendo do tamanho, a realização da festa poderia custar entre R$ 1,5 milhão e R$ 4,5 milhões. "Seria um chamamento para o nosso Carnaval. A proposta é fazer algo como na Bahia, com camarotes e venda de abadás/CW."

O palco poderá ser montado na Avenida Doutor Ulysses Guimarães. Algumas das atrações seriam pagas, outras gratuitas, com bandas locais. "Mas me preocupo ainda porque não temos essa cultura de cobrar ingresso para uma festa popular."

Para conhecer melhor a organização dos carnavais fora de época, o vereador Célio Boi fez intercâmbio com Camaçari, na Bahia. A lei de Diadema determina que festa seja realizada anualmente, sempre em setembro, mas já começaria com uma exceção. "Falta pouco tempo, então talvez seria melhor fazer no fim de novembro, já abrindo os festejos de aniversário da cidade, que é em 8 de dezembro."

A lei denomina a festa como Carnadivisa, mas isso também já foi mudado para Diadema Folia. Segundo o vereador, o evento teria expressão regional e tem potencial para ser lucrativo, pois os possíveis patrocinadores poderiam obter retorno do investimento explorando comércio e publicidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;