Cultura & Lazer Titulo Teatro Augusta
O acaso entra em cena
Do Diário do Grande ABC
31/10/2011 | 08:50
Compartilhar notícia


Um jogo de cartas não marcadas invade o Teatro Augusta a partir de quarta, com a estreia A Casa dos Dados, texto inédito do autor inglês Paul Lucas com direção de Helio Cícero, que a Cia Os Primos leva em cartaz.

A peça, onde o destino é literalmente fruto dos jogos de dados, fala sobre os indecisos, os que têm necessidade de não tomar posição ou partido sobre suas vidas. Para esses, o psiquiatra Doutor Ratner encontra remédio.

Fundador do Centro de Pesquisa da Vida Aleatória, também conhecida como A Casa dos Dados, o médico traz aos seus pacientes a possibilidade de abandonar a personalidade passiva e explorar facetas nunca antes conhecidas do seu próprio eu. Para isso, todos devem se submeter às vontades dos dados.

Fantasias cavalares são despertadas através dos jogos. Sem rotinas e sem regras, o dia a dia de cada um se torna uma aventura cheia de humor negro e questionamentos sobre a ideia de pensamento livre que cada pessoa conserva.

O expressionismo de figuras como Fellini, Luis Buñuel e Salvador Dali serviu como linguagem para o trabalho dos atores que interpretam os obssessivos-compulsivos que frequentam o centro de Ratner. A partitura corporal teve como inspiração os elementos clown, farsesco, humor e poético.

A COMPANHIA - Com dez anos de carreira, formada pelos atores André Ferreiras e Fernando Oliveira, o grupo tem no currículo premiadas montagens, entre elas A Escolha do Jogador, do inglês Patrick Marber, que faturou o APCA de melhor cenografia e recebeu indicações do Prêmio Shell de melhor direção - também assinada Helio Cicero - e categoria especial por tradução, feita por Fernando Oliveira. Seu gosto por textos estrangeiros revela a busca por experimentação no teatro.

A Casa dos Dados - Teatro. No Teatro Augusta - Rua Augusta, 943, São Paulo. Tel.: 3151-4141. 4ª e 5ª, às 21h. Ingr.: R$ 30. Até 15 de dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;