Memória Titulo Memória
A Tereca apareceu, viva a paraninfa...
Ademir Medici
10/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O reencontro planejado das normalistas do Américo Brasiliense de 1965 já é vitorioso, com a descoberta do paradeiro da professora Tereca. Ela mora em Campinas desde 2002, com a filha. Mas Santo André corre em suas veias, por tudo o que a cidade representa para ela. É quase certo que a professora Tereca participará da reunião de 25 de junho, 50 anos depois da formatura.

Conversamos com Favito, cirurgião-dentista, irmão de Tereca. As matérias de domingo e de segunda-feira, que tratam do reencontro, foram por ele lidas e estão sendo repassadas à mana em Campinas. Dr. Favito adorou a programação pensada pelas eternas jovens professoras. E tudo dará certo.

Professora Therezinha Ignez Armani Giavarina foi a paraninfa das normalistas de 1965 do ‘Américo’. Está na foto oficial da turma, que emoldura como um selo este esforço de reunir a maioria da turma.

Reencontro

Normalistas de 1965 do Américo Brasiliense organizam-se para uma noite inesquecível: quinta-feira, dia 25. Contatos: Tokie Munekata, (11) 4365-3251; José Nicoletti, (11) 9-8423-8339; e Ruth da Costa Varjão, (11) 4425-4860.

Seguem mais dez formadas de 1965, do 3º Normal A, por ordem alfabética. Vocês fazem parte desta história.

- Hilda Mendes Rangel

- Hilza Mendes Rangel

- Ivani Pereira

- Ivany Antiqueira

- Lair de Lourdes Lacava

- Leila Conceição Martins

- Loide de Queiroz Moreira

- Lucilia Rodrigues Pereira

- Magali de Freitas Queiroz

- Maria Catarina Rhormens

Diário há 30 anos

Domingo, 9 de junho de 1985 – ano 28, nº 5846

Movimento Sindical – A greve de 53 dias dos metalúrgicos trouxe um saldo positivo, segundo análise dos sindicalistas, apesar das 6.000 demissões na base.

Entre as conquistas, menor jornada de trabalho e trimestralidade.

Houve a participação do chamado grupo independente do Grande ABC, Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, Taubaté e Itu.

Sem o mesmo fervor que marcou os movimentos do fim da década de 1970 e início da década de 1980, a greve registrou o mais longo conflito entre empresários e trabalhadores do setor metalúrgico. O acordo separado foi considerado a maior vitória.

Santo André – Desapropriados mais de 300 imóveis para a implantação da rede de trólebus.

Habitação – Muita procura por alugueis. E poucos imóveis. Reportagem: Emiraci dos Santos.

Trabalho – Indústrias ainda vacilam para implantação de restaurantes. Empresas de refeições coletivas têm sido a opção. Reportagem: Elianete dos Santos.

Hoje

- Dia da Artilharia

- Dia da Língua Portuguesa, em alusão à morte, neste dia, em 1580, de Luís Vaz de Camões

- Dia do Pastor

- Dia da Raça

Em 10 de junho de...

1905 – São Bernardo realiza a Festa do Divino Espírito Santo. Sete dias de reza. Hoje, várias solenidades. À noite, no Largo da Matriz, na Rua Marechal Deodoro, leilão de finas e delicadas prendas.

1915 – Segue para Campinas o cavalo Kioto, de Antonio Queiroz dos Santos, capitalista de Santo André. O cavalo de raça vai disputar o páreo ‘Consolação’, numa distância de 1.420 metros.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Os franceses progridem e consolidam as suas posições ao norte de Arras e do Aisne’.

1930 – Movimento do Cartório de São Caetano em maio: 43 nascimentos, 18 casamentos e 18 óbitos.

Santos do dia

Conjunto de imagens, integrantes da exposição Barro Paulista: a tradição bandeirante do imaginário em barro cozido. Em cartaz no Museu de Arte Sacra, Capital (Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz).

Paulistinhas

Depoimento: Dalton Sala

A arte (dos que lidavam com barro) vai se diluindo no artesanato popular até chegar à tradição que temos em todo o Vale do Paraiba: dali vão nascer as famosas ‘paulistinhas’, essas imagens pequeninas, o que já é um culto doméstico.

- Getúlio

- Itamar

- Luciliano 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;