Memória Titulo Memória
Uma nova história a partir de Santo André

A casa de Alexandrina Medeiros da Silva, na Rua Catequese, se transforma em congregação...

Ademir Medici
03/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


1938 – A casa de Alexandrina Medeiros da Silva, na Rua Catequese, se transforma em congregação e passa a reunir os primeiros dez batistas de Santo André.

27/7/1940 – Com 17 integrantes, é fundada a Primeira Igreja Batista de Santo André, na mesma Rua Catequese.

Fonte: página Memória, Diário, 2-7-2004

A memória é eterna. Em dois capítulos, a professora Raquel, de Diadema, conta a história dos seus, os Medeiros Pinto. Ontem, o adeus ao Rio de Janeiro dos cinco irmãos órfãos; hoje, a chegada a Santo André, em torno de um novo cenário, a Primeira Igreja Batista, que Memória focalizou em 2004 quando da passagem dos 64 anos da igreja.

É evidente que a história prossegue. Vieram os netos, bisnetos e demais descendentes do casal Mariquinha e Victorino. Compete à professora Raquel dar sequência a este relato, com novos capítulos. Afinal, uma história terna como esta tem tudo para se transformar em livro.

Mas voltemos a Santo André de 1939, final do ano em que começava a Segunda Guerra Mundial. Zenith, Louvenil, Demerval, Zélia e Zelina chegam ao aconchego do lar dos tios José da Silva e Alexandrina.

A nossa boa gente

Texto: Raquel de Medeiros Alexandre

Alexandrina Medeiros vencera a gripe espanhola com homeopatia do pai. E tinha mesmo uma missão na Terra, como dissera a mãe. A bem da verdade, duas missões.

A mesma mulher que, contando histórias bíblicas aos filhos de seus vizinhos, germinou, sem pretensão, a Primeira Igreja Batista de Santo André, uma igreja de firmes convicções e conhecida hoje como igreja-mãe, criou com José os irmãos, que cresceram com o filho Zezé, único filho que sobreviveu de quatro dos que teve.

Foi assim que os Medeiros Pinto se fortaleceram, se multiplicaram e permaneceram juntos até suas velhices.

Zenith casou-se com o tão divertido Pedro e Lounevil com a doce Lucinda. Demerval casou-se com a primorosa Ana e Zélia com o temente Rubens. Zelina casou-se com o amável Damázio, e Zezé, o primo querido, com a carismática Nena.

Também foi assim que mais gente boa entrou para a família.

E foi assim que deles vieram filhos a exemplo do caráter de seus pais.

A verdade é que todos puderam crer que era Deus quem tecia uma história.

Concluindo, por que razão eu a conto?

Como disse no início, eu não teria muita história se essa não existisse. E a minha história faz parte dela.

Perdoem-me a falta de modéstia, mas também faço parte dessa gente boa.

Filha de quem sou eu? Sou a caçula de três irmãos, filha de Zelinha, mãe amorosa e sábia mulher. Ela, que cativa a todos com sua humildade, inteligência e espirituosidade, motivou-me a contar nossa história. Ela e seus irmãos, meus tios, com suas virtudes em comum e suas particularidades.

Gosto de pensar neles como meus heróis. E gosto de brincar com a ideia de que se entrassem para história como heróis teriam seus nomes imortalizados assim:

- Lounevil (Lone), o forte.

- Zelina, a justa.

- Demerval, o sábio.

- Zélia, a benevolente

- Zenith, a corajosa.

O fim do conto chega com a expressão marcante de tia Zenith, dita por toda sua vida: “Nossa gente é boa. É gente muito boa mesmo”. Mas a história, mesmo, não acaba. Os Medeiros Pinto seguem com suas vidas. E se buscarmos permanecer unidos, como nossos pais fizeram, seremos, com certeza, felizes para sempre.

Diário há 30 anos

Domingo, 2 de junho de 1985 – ano 28, nº 5841

Santo André – Prefeitura programa para entregar em setembro sete quilômetros do Corredor Guarará, da Avenida Santos Dumont ao Parque do Pedroso.

Diadema – Método Paulo Freire de Ensino obtém êxito. Reportagem: Eurica Kawaguchi Sisman.

Futebol – Ontem, em Mauá, pela Primeira Divisão do futebol paulista, Santo André 0, Ponte Preta, de Campinas, 0.

- No Baetão, pela Segunda Divisão, São Bernardo 1, Nacional 1. Este jogo foi interrompido aos 19 minutos do segundo tempo, após o árbitro José de Assis Aragão levar uma pedrada na testa.

Esportes – Jogos Abertos do Interior, evento mercadológico ainda inexplorado. Santo André, que patrocinará os Jogos em outubro, faz o lançamento comercial do certame em junho. Reportagem: Elianete Simões

News Seller há 50 anos

Quinta-feira, 3 de junho de 1965 – ano 8, nº 369-A

Manchete – Estímulos fiscais e creditícios às firmas que não majorarem os preços

Em 3 de junho de...

1915 – Organiza-se um grupo de jovens residentes em Santo André para viajar e servir no Exército italiano na guerra contra a Áustria.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Violentos combates ao Norte de Arras. Novos progressos dos franceses’.

1930 – Briga no bar de Alfredo Bonini, em São Bernardo, entre os carroceiros Umberto Pugliesi e Pedro de Paula Valentim. O primeiro agrediu o segundo a chicote e canivete. Vítima apresenta-se à polícia. Instaurado inquérito.

- Política nacional. Do noticiário do Estadão: ‘Renhido combate entre as forças legais e os cangaceiros na Paraíba’. O Brasil vivia os últimos meses da chamada República Velha.

1955 – Diocese de Santo André realiza uma semana eucarística, preparatória ao 36º Congresso Eucarístico Internacional, marcado para julho no Rio de Janeiro.

- Na abertura, palestra sobre a história dos Congressos Eucarísticos, pelo padre José Antunes, vigário da Vila Prosperidade.

- No segundo dia, palestra do padre Mario Rimondi, superior provincial dos Missionários de São Carlos.

- As solenidade foram organizadas pelo padre Primo Bernardi e presididas por dom Jorge Marcos de Oliveira.

1965 – Prefeitura de Ribeirão Pires publica edital dando o prazo de 60 dias para a transferência dos restos mortais do Cemitério do Pilar Velho para os nichos do Cemitério São José. Desativa-se o velho cemitério, localizado atrás da capela histórica do Pilar Velho. O edital tem a assinatura de Heisuke Hamada, engenheiro-chefe do Serviço de Obras.

1970 – Brasil estreia na Copa do México: 4 a 1 sobre a Tchecoslováquia.

1975 – Câmara de Ribeirão Pires aprova a criação do Serviço Funerário Municipal.

- Câmara de Santo André aprova projeto do Executivo que institui a Padaria Escolar.

Hoje

Dia Internacional do Administrador de Pessoal e da Comunidade Social, eventos criados pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Dia do Escrevente de Cartório – celebrado em São Paulo, Capital.

Santos do dia

- São Francisco Caracciolo (1563-1608). Italiano. Fundador da Ordem dos Cléricos Regulares Menores.

- Carlos Lwanga

- Clotilde

- Olívia

- Juan Diego

- Cuauhtlatoatzin 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;