Economia Titulo
Funcionários da GM param fábrica de S. J. dos Campos
Do Diário do Grande ABC
08/11/1999 | 16:27
Compartilhar notícia


Funcionários da fábrica da General Motors de Sao José dos Campos paralisaram nesta segunda-feira suas atividades numa greve que chamam de advertência. Os trabalhadores esperam forçar a empresa a atender sua pauta de reivindicaçoes e desistir do banco de horas nesta unidade. Nesta terça-feira, sindicato e a direçao da montadora têm uma nova rodada de negociaçao. O clima entre a GM e os representantes da categoria é tenso e os sindicalistas prometem manter o movimento por tempo indefinido.

A greve de advertência foi decidida em assembléia, no último dia 1º, depois que a montadora fez uma contra-proposta às exigências da categoria. A GM quer instituir o banco de horas na fábrica do Vale do Paraíba, o que nao é aceito pelo sindicato. Nesta terça-feira será realizada a quarta rodada de negociaçao sem nenhuma evoluçao entre as partes até o momento.

A paralisaçao será de 24 horas e as conversaçoes começaram no final de outubro. A pauta de reivindicaçao dos trabalhadores prevê reposiçao da inflaçao, estimada em 10%, mais 10% de aumento real, manutençao das cláusulas sociais do acordo coletivo e reduçao da jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais. Os 8,6 mil funcionários da montadora deixaram de produzir por hora 46 Corsas, 18 caminhonetes S-10, além de motores do Vectra.

Dentro da programaçao de greves de advertência estabelecida pelo sindicato, os dirigentes da categoria conseguiram também suspender por uma hora as atividades na linha de montagem da Philips. Os funcionários da multinacional prometem paralisar a linha de produçao da fábrica já na próxima semana caso nao haja nenhuma evoluçao nas negociaçoes com a empresa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;