Internacional Titulo
Afeganistão busca estabilidade com nova moeda
Da AFP
07/10/2002 | 15:36
Compartilhar notícia


O Afeganistão adotou nesta segunda-feira uma nova moeda, destinada a trazer uma maior estabilidade ao mercado, um ano após o início da campanha militar americana que pôs fim ao regime fundamentalista talibã.

As autoridades apostam no novo afegani, que equivale a mil antigos, para legitimar uma economia destruída por mais de duas décadas de guerra e criar um ambiente macroeconômico favorável.

As novas cédulas serão distribuídas em um primeiro momento nas agências de câmbio privadas afegãs, antes de ser colocadas em circulação, daqui a duas ou três semanas.

A operação de troca dos afeganis antigos pelos novos vai durar dois meses e será realizada em 75 agências de câmbio do país. Quando a ação terminar, o Banco Central queimará as cédulas antigas. As novas, impressas na Alemanha, são de 1.000, 500, 100, 50, 20, 10, 5, 2 e 1 afegani. Mil afeganis novos equivalem a 20 dólares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;