Setecidades Titulo
Cai muro de arrimo em São Bernardo
Camila Brunelli
Do Diário do Grande ABC
29/09/2010 | 07:14
Compartilhar notícia


A chuva que caiu anteontem provocou um deslizamento de terra e queda de um muro de arrimo sobre um carro, por volta das 20h da segunda-feira, na Vila do Tanque, em São Bernardo. Não houve feridos e a casa mais próxima do deslizamento foi interditada.

"O muro começou a ceder há mais ou menos um mês", contou Dirce Felício Dias, de 57 anos, que morava há 33 anos com o marido e dois filhos casados na casa que foi interditada. A Prefeitura está removendo a família e vai amparar a família com o Renda Abrigo no valor de R$ 315, durante três meses.

Os moradores do bairro estão assustados. A casa da auxiliar de enfermagem Rosana Romão, de 39 anos, não foi interditada porque de acordo com a Defesa Civil, "não oferece perigo a família e a residência". Mesmo assim, Rosana, que mora com sua mãe, de 67 anos, preferiu dormir na casa de uma amiga na noite de segunda-feira e faltar ao trabalho ontem. "Eu deveria estar trabalhando, mas fiquei com medo de deixar minha mãe sozinha aqui."

Moradores relataram que há cerca de seis meses a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) esteve no local para realizar obras de regularização das redes de água e esgoto, mas que o serviço não foi terminado e que os funcionários da companhia abandonaram a obra sem fechar as galerias nas quais mexeram. "Antes, o chão desse corredor era lisinho, a água da chuva passava e não ficava. Como a obra da Sabesp ficou aberta, a água começou a infiltrar", contou a auxiliar de enfermagem Rosana.

"Os que moravam mais perto que compraram o cimento, quando dava, e taparam o buraco deixado", disse outra moradora, Núbia do Nascimento Silva.

Por nota enviada por e-mail, a Sabesp confirmou que o deslizamento do solo ocorreu devido à existência de infiltrações, carregando consigo o muro e a rede de esgoto da empresa - cujo conserto já foi providenciado.

O documento também informou que "a Sabesp está trabalhando na regularização das redes de água, que ainda não estão em operação, não tendo contribuído para o ocorrido."

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Bernardo, está prevista para hoje nova vistoria no local com Defesa Civil, engenheiros e técnicos da Prefeitura, para definir possíveis intervenções, "o que dependerá das condições do barranco."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;