Economia Titulo
Empresas contratam mais deficiente físico
Do InvestShop.com
17/02/2001 | 18:37
Compartilhar notícia


Apesar de prevista em lei, a contratação de portadores de deficiência física não constava da política de recursos humanos de muitas empresas até bem pouco tempo atrás. No entanto, as empresas despertaram para o valor desses profissionais: sensibilidade, garra e força de vontade, além da competência, são alguns dos adjetivos mais citados pelas empresas que já reservam um número de vagas para esses trabalhadores. Entre elas estão grandes companhias como White Martins, Itaú, Petrobras e Bradesco Seguros.

Segundo Gildete Ferreira, coordenadora de Serviço Social do Centro de Vida Independente (CVI), as empresas estão começando a mudar a sua percepção em relação a esse tipo de profissional. “A cada ano, cinco novas empresas procuram o CVI para se informar e buscar profissionais com esse perfil”, afirmou. Segundo ela, o índice de aproveitamento é alto: entre 80% e 90% das empresas aproveitam os deficientes após o período de experiência.

O decreto presidencial de 3.298, de 20 de dezembro de 1999, obriga as empresas a reservar um número de vagas – que é proporcional ao número de empregados – para profissionais portadores de deficiência física. A proporção é a seguinte: 2% para empresas com até 200 empregados; 3% de 201 até 500; 4% de 501 até mil; e 5% para empresas com mais de mil empregados.

Mesmo assim, ainda há muitas empresas que não cumprem a lei. E, segundo Gildete, as empresas que contratam só por obrigação não costumam dar um bom retorno. “É necessária uma mudança de conscientização de toda a empresa. Isso não se muda apenas por leis”, afirmou.

Segundo o Centro de Vida Independente, as empresas que já têm cultura de contratar profissionais com algum tipo de deficiência física são: Ponto Frio, Leader Magazine, White Martins, Drogasmil, Schering-Plough, Bradesco Seguros, Light, Dataprev, Itaú, Cerj, Atento, Gelre, Cedae e Petrobras.

CVI RJ – www.alternex.com.br/cvirj/ – (0xx21) 512-1088.
Banco Itaú – www.itau.com.br
CIVI – Centro de Informação para Vida Independente – www.santanna.br/civi/ - (0xx11) 6959-2228.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;