Internacional Titulo
Cerca de 83 mil já fugiram do vulcao Mayon nas Filipinas
Do Diário do Grande ABC
29/02/2000 | 13:38
Compartilhar notícia


O vulcao Mayon, no Leste das Filipinas, registrou uma nova e violenta erupçao nesta terça-feira, expelindo cinzas a 7 mil metros de altitude, transformando ``o dia em noite' e provocando um aumento no número de refugiados para 83 mil, informaram as autoridades.

Fortes explosoes, similares as de um duelo de artilharia, foram ouvidas a mais de 20 km de distância. O céu escureceu em um perímetro de 14 km ao redor do vulcao.

Os ventos nas direçoes Oeste e Sudoeste transformaram o ``dia em noite' nas regioes de Camalig e Guinobatan, acrescentou Punongbayan.

O abastecimento de Energia foi interrompido em Legaspi (capital da província) e arredores devido aparentemente à chuva de cinzas. O serviço nao será restabelecido até a manha de quarta-feira, informaram os responsáveis.

Cálculos oficiais determinaram que a espessura das cinzas em Guinobatan, nesta manha, era de um centímetro, informou Punongbayan. Autoridades estimam em 35 mil o número de pessoas que abandonaram suas casas na regiao nas últimas 24 horas.

As autoridades também prevêem o prolongamento da situaçao durante o próximo mês, embora especialistas calculem em mais dois meses o tempo de atividade vulcânica perigosa.

O Mayon entrou em erupçao 47 vezes desde 1616. A mais recente, em fevereiro de 1993, matou 78 pessoas. Em 1814, uma enorme erupçao deixou 1200 mortos e destruiu um povoado inteiro.

Informaçoes nao confirmadas, divulgadas por rádios locais, indicam que uma mulher morreu de crise cardíaca durante a erupçao desta segunda e um homem se suicidou por falta de ajuda das equipes de resgate.

Os socorristas estao sendo cada vez mais solicitados pelos moradores, que vivem em condiçoes de extrema pobreza e imploram por ajuda e alimentos. Mais de 50% dos habitantes da regiao de Bicol, onde fica o vulcao, vivem no limite da pobreza.

O Mayon, localizado 350 km ao Sudoeste de Manila, é conhecido por sua forma cônica perfeita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;