Esportes Titulo
Pepe 'abençoa' o Sto.André, que abre fase decisiva contra o Grêmio
Nelson Cilo
Do Diário do Grande ABC
16/09/2005 | 08:38
Compartilhar notícia


O carisma do ex-ponta-esquerda Pepe, contratado quinta-feira como consultor-técnico do Santo André, é um dos mais importantes ingredientes do time na abertura da Série B do Campeonato Brasileiro contra o Grêmio, às 20h30 de sexta-feira, no Bruno Daniel. O Sportv transmite ao vivo. Era como se José Macia, companheiro de Pelé no mágico ataque do Santos que conquistou o bicampeonato mundial interclubes nos anos 60, chegasse para abençoar o elenco logo no round inicial da fase decisiva da Segundona.

O presidente Jairo Livolis, o vice de futebol Celso Luiz de Almeida, o diretor Sérgio do Prado e o advogado Paulo Roberto Martins lá estavam para recepcionar o velho-novo personagem que colecionou exatos 92 títulos numa bem-sucedida carreira como jogador e treinador, principalmente o bi pela Seleção Brasileira nas Copas de 1958/62, respectivamente na Suécia e no Chile. "Agora, é mais um desafio", disse Pepe, que concluiu a palestra iniciada pelo técnico Sergio Soares.

Os jogadores, compenetrados, ouviram atentamente as palavras de quem, como inconfundível ponta dos tempos de Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pelé, marcou 600 gols no incomparável Santos do show mais perfeito do planeta. "Fui o maior artilheiro da história do clube. Não vale incluir Pelé na lista", brincou José Macia, 70 anos, que acredita nas rezas e no misticismo do futebol. Nunca se esquece de Paulo Machado de Carvalho, o Marechal da Vitória. "A Fifa determinou que entrássemos de azul na final da Copa de 58 diante da Suécia. O doutor Paulo disse aos jogadores: "Acabamos de ganhar o título. Não esqueçam que a cor da manta de Nossa Senhora também é azul", lembra.

Outra estrela – de uma constelação mais recente – compareceu ao Brunão para mostrar que a força da mente supera os maiores degraus: Gilmar Rinaldi, 46, é ex-goleiro do Inter, São Paulo (três troféus estaduais e um nacional), Flamengo (campeão carioca e brasileiro) e da seleção olímpica (prata em Los Angeles-84). Ele ainda levantou, é claro, a taça como terceiro goleiro na conquista do tetra nos Estados Unidos em 1994. Gilmar Rinaldi, agente Fifa, ensinou como é que se constrói a imagem de um vencedor. Todos o aplaudiram. Pepe apareceu pouco depois. Portanto, o Grêmio que se cuide.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;