Setecidades Titulo Segurança
Chineses conhecem sistema de câmeras da GCM de São Caetano

Equipamentos são produzidos no país oriental e estão em teste há um mês no município do Grande ABC ; iniciativa é inédita no Brasil

Daniel Macário
especial para o Diário
20/05/2015 | 07:07
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A sede da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano recebeu na manhã de ontem visita de comitiva chinesa que produz os equipamentos do sistema de monitoramento implantado para teste nas viaturas da cidade. O grupo foi acompanhado pelo prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), pelo secretário de Segurança do município, Marco Antônio Alvares Barreiras, e pelo comandante da GCM, Douglas Bispo da Silva.

Na ocasião, o chefe do Executivo destacou a eficácia que a tecnologia apresentou em seu primeiro mês de testes. “Pela prática, nossa avaliação é positiva. Durante esse período conseguimos atender diversas ocorrências de forma eficaz por meio das câmeras instaladas nos veículos.”

Inédito no País, o modelo já é utilizado na China e foi implantado no mês passado em parceria com a empresa Primetel Brasil, que também realiza a primeira experiência em viaturas. Ao todo, os equipamentos ficarão em fase de testes durante três meses. São três câmeras que, instaladas em cada veículo, dão a visão de 180 graus em tempo real para a central, na sede da GCM.

Atualmente, os equipamentos estão instalados em duas viaturas da Romu (Rondas Municipais) e já têm apresentado resultados positivos, segundo o comandante da GCM. “No dia 5, por exemplo, conseguimos intervir em ocorrência. Recebemos o aviso dos guardas e, na sequência, o sistema detectou aumento de velocidade do carro (o que indica perseguição). A partir dessas informações, deslocamos outras viaturas para apoio”, pontua Silva, que ainda ressaltou o interesse de outras autoridades pelo programa. “Recebemos na semana passada visita do comandante da Capitania dos Portos para conhecer o sistema.”

De acordo com Barreiras, a Segurança da cidade só tem a ganhar. “Temos o quadro de efetivo qualificado e eles têm a tecnologia. Esse monitoramento só tem a acrescentar para São Caetano. Apesar dos índices de criminalidade estarem em queda, a tecnologia irá nos apoiar no combate aos furtos de veículos, aos quais estamos dedicando atenção especial.”

O projeto piloto não apresenta custos para o município nem para a empresa. O sistema que, além de realizar gravação de imagens, armazena itinerário percorrido no dia e estáticas sobre as ocorrências, recebeu atenção especial da administração de São Caetano. “Realizamos algumas reuniões para avaliar se iremos implantar em todas as viaturas ou não. Vamos aguardar o fim da fase de teste para dar um parecer sobre o tema.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;