Memória Titulo Memória
Livros: literatura, poesia, cozinha...

Confira os últimos lançamentos de escritores da região

Ademir Medici
20/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


OS OLHOS DA FERA, de Edmir Camargo (Giostri Editora), 2015. O escritor andreense supera-se neste romance policial que tem como fundo a capital federal. Um político renomado é ali assassinado, misteriosamente, com toda crueldade. Seguem-se outros crimes do gênero, o segundo, o terceiro, o quarto, o quinto..., sempre envolvendo políticos em Brasília. O País entra em pânico.

Trecho (na ‘zona’)

- Esses assassinatos vão reduzir a freguesia.

- Bobagem! Cabra safado nunca acredita que vai acontecer com ele. E aqui só vem esse tipo de gente.

- É. Só que aqueles ricaços mesmo, os cheios de grana, não têm aparecido.

- Não se preocupe. Eles voltam, sim. Principalmente aqueles que têm dinheiro que entrou fácil. Eles se julgam acima de qualquer coisa.

Edmir Camargo é andreense. Formado em Comunicação Social. Atua como consultor de marketing de produtos. Seu texto cativa, prende a atenção. Contato: giostrieditora.blogspot.com.br

CABEÇA ATIVA.Revista lítero temática. Tema do trimestre: circo. De três em três meses, Cláudia Brino & Vieira Vivo, os editores, estabelecem um tema. Selecionam trabalhos e chamam o povo a escrever. Pérolas brotam.

“Sônia era feita de circo”, escreve Ferreira Gullar.

“O palhaço... ah, o palhaço – sentado no meio-fio chora... de amor”, responde Sérgio Gonçalves Pinto.

Mario Rezende: “A vida é como um circo, cada cabeça um picadeiro.”

Cláudio Feldman: “O palhaço no espaço movediço beija a morte e parte.”

Selmo Vasconcelos: “Horário político, horário crítico, tantos palhaços, poucos circos.”

Zhô Bertholini: “O mito é um mico sob a lona podre do circo.”

Ruth Mary Calil: “Há sempre um palhaço e um menino nas travessuras desse picadeiro.”

Próximo tema: metais.

Contato: caixa postal 156 – Centro - São Vicente (SP). CEP 11.310.971 – cacbvv@gmail.com .

COZINHANDO ENTRE AMIGOS, de Divanir Bellinghausen Coppini. Ou: Didi. A autora de São Bernardo publica receitas, histórias, pensamentos. Uma delícia.

Para começar, Didi é filha da intelectual de São Bernardo, Odette, das crônicas na Folha de São Bernardo, das aulas de música, da resistência ambiental, das aventuras na Asba (Associação São-Bernardense de Belas Artes), de saudosa memória.

Já Didi começou a escrever o seu livro de receitas ainda solteira. A obra final reúne experiências culinárias próprias e de amigas.

“Enquanto as mãos picam, mexem, nossos neurônios trabalham intensamente pensando a respeito da vida”, escreve Didi.

Em histórias de cozinha, sapeca: ”Casei-me com neto de italianos. Minha sogra fazia massas deliciosas. Juntei as três cozinhas: alemã (dos avós paternos), portuguesa (dos avós maternos) e a italiana. Com três filhos, homens, as panelas têm de ser grandes e fartas.”

O livro da Didi, além das histórias, tem as receitas: dos temperos aos molhos para macarrão. E saladas, farofas, bolos, sopas, tortas, peixes, frangos, massas, etc. Experimentem fazer o pão de mandioquinha da Bruna.

NOTA

O livro da Didi é antigo. Ganhamos um exemplar, autografado, quando dos preparativos da Festa Italiana da Associação São Luiz, semana passada. Adoramos. Em cada receita, uma história – uma melhor que a outra.

Prezada Didi, quando sairá a próxima edição?

E ATENÇÃO – O lançamento do livro Histórias dos Bancos da Praça Lauro Gomes, de Manuel Filho, será hoje, a partir das 19h, na Seção de Pesquisa e Memória de São Bernardo: Alameda Glória, esquina com a Rua Jurubatuba, Centro. Distribuição gratuita. Vale a pena comparecer.

Em 20 de maio de...

1915 – Adelino Giroldo nasce em Sales de Oliveira (SP), filho de imigrantes italianos. Trabalha na roça do interior e na indústria de São Paulo, fixando-se em Mauá em 1951. Em 1966 abre indústria própria, fornecendo parafusos às montadoras de automóveis. Em Mauá participa das atividades da Matriz da Imaculada Conceição. Faleceu em 1997. Na data do seu centenário de nascimento, teria os três filhos, 14 netos e 17 bisnetos.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Rio, 19. A casa Arp & Comp, sita à Rua do Ouvidor, onde recentemente se fazia propaganda a favor da Alemanha, foi hoje assaltada por populares, um dos quais conseguiu pintar de piche uma das vitrines’.

1945 – Santo André celebra missa campal em comemoração ao fim da Segunda Guerra Mundial.

1970 – Banco de Minas Gerais inaugura agência na Rua Senador Flaquer, 87, em Santo André.

1975 – Inaugurado o terminal de cimento da Ciminas, à Avenida dos Estados, em Santo André.

Hoje

- Dia do Pedagogo

Santos do dia

- São Francisco de Paula. Século 17. Barro cozido e policromado. Proveniente da Igreja Matriz de Santana de Parnaíba.
Imagem faz parte da exposição Barro Paulista: a tradição bandeirante do imaginário em barro cozido. Em cartaz no Museu de Arte Sacra, Capital (Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz).

Imagens buscadas

Depoimento: Dalton Sala

Na exposição Barro Paulista há uma série de imagens que vieram de Santana de Parnaiba. Houve uma primeira tentativa para levar as imagens para o antigo Museu da Cúria. Santana reagiu. Até que um beneditino, dom Clemente Maria da Silva-Nigra, enviado pelo Rodrigo Melo Franco de Andrade, colaborador do Patrimônio Artístico Nacional, encontra essas imagens no fundo de uma igreja. Hoje estão no Museu de Arte Sacra e integram a nossa exposição.

- Bernardino de Sena

- Columbano de Rieti

- Austregésilo

Município Paulista

- Hoje é o aniversário de Piedade, elevado a município em 1857, quando se separa de Sorocaba. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;