Cultura & Lazer Titulo
‘Harmada’ tem pré-estréias no Espaço Unibanco de Cinema
08/12/2003 | 19:53
Compartilhar notícia


Nesta terça e quarta, às 21h30, o cinéfilo paulistano tem oportunidade de assistir, no Espaço Unibanco de Cinema, ao retorno de um cineasta. Com entrada franca, as pré-estréias de Harmada, baseado no romance de João Gilberto Noll, trazem de novo à cidade o trabalho do diretor Maurice Capovilla, que não rodava um longa desde O Jogo da Vida, de 1976. Harmada concorreu no recém-encerrado Festival de Brasília e valeu a Paulo César Pereio o troféu de melhor ator. Pereio, em trabalho magnífico, encarna o personagem principal, chamado apenas de Ator.

Esse artista, vindo do teatro, com vocação mambembe, começa a história se relacionando com duas mulheres, uma das quais tem uma filha pequena. Depois as deixa e, virando indigente, vai parar em um abrigo de sem-teto, onde funda um pequeno teatro com os internos. Põe o pé na estrada mais uma vez e relaciona-se com outra mulher, mas o caso também não dura.

Finalmente, uma jovem ressurge do passado e dá novo sentido à sua vida. Mas também provisoriamente. Aliás, tudo é provisório nessa história de uma vida sem portos seguros, a não ser o da arte. Descrição quase realista da condição do artista no Brasil ou alegoria da vitória da arte sobre uma vida sem sabor?

Capovilla, em entrevista, discutiu essas e outras questões. Disse que tinha o livro de Noll na estante desde 1993, mas não o havia lido direito. Um dia, atrás de uma história, voltou a abri-lo e o devorou de um fôlego só. “O que me encantou foi o personagem e evidentemente a sua história que, na verdade, não chega a ser bem uma história, mas uma peregrinação entremeada por uma série de situações limites. Ele vive sempre no limite, com altos e baixos, esperanças e frustrações, tais como todo artista brasileiro. Somos todos um pouco esse Ator desmemoriado, que não quer saber do passado, vive o presente com toda plenitude, se joga na vida sem premeditação, culpa ou medo”, diz.

Capovilla achava que Paulo César Pereio seria o ator ideal para esse papel difícil. De fato, ele encarou o desafio com entrega total. Em Brasília, Pereio chegou a dizer que havia se reconstruído com esse trabalho. “Creio que, entre todos os grande atores brasileiros, ele era o único capaz de encarnar profundamente o papel e se oferecer, de certa forma, para o cadafalso, pois a linha dramática do personagem pressupõe uma entrega que é uma espécie de desnudamento. E para fazer isso é preciso estar pronto para recomeçar, coisa que não é fácil em uma determinada época da vida”, afirma Capovilla.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;