Setecidades Titulo
Grande ABC ganha Hospital do Câncer em janeiro
Daniel Trielli
Do Diário do Grande ABC
20/11/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


O Hospital AC Camargo, conhecido como Hospital do Câncer, abrirá uma unidade em Santo André. No entanto, a chegada da instituição na região não deve aliviar, pelo menos no início, a demanda por atendimento, já que a estrutura não receberá novos pacientes. No começo, o posto avançado do AC Camargo no Grande ABC servirá para as pessoas que já se tratam no complexo do hospital na Capital paulista.

Cerca de 1.500 pacientes do Grande ABC com câncer se encaixam neste perfil. Com inauguração prevista para o começo de 2009, a unidade de Santo André será a primeira instalação do hospital fora da Capital.

Em agosto, o Diário havia noticiado a possibilidade da instalação de uma unidade do AC Camargo em Santo André. O principal motivo é a alta demanda do Grande ABC. Um estudo do Hospital do Câncer aponta que são registrados, a cada ano, 7.200 novos casos de câncer nas sete cidades. Desses, 2.154 são de pessoas que precisam de quimioterapia.

"Queremos instalar a nossa clínica o mais rápido possível", diz o CEO (uma espécie de diretor-geral) do Hospital AC Camargo, Irlau Machado Filho. "Sentimos no último ano uma demanda pelas solicitações da comunidade e inclusive de reportagens na mídia sobre a necessidade de atendimento."

Localizada na Avenida Lino Jardim, a unidade do Hospital do Câncer de Santo André terá uma área de 1.500 metros quadrados e um quadro de 20 profissionais - dois oncologistas, cinco enfermeiros, dois farmacêuticos e equipe de apoio.

Entidade particular filantrópica, a unidade da Capital atende 60% dos pacientes pelo SUS (Serviço Único de Saúde). No entanto, a possibilidade de atendimento público na unidade de Santo André não vai existir no primeiro momento. "Ainda não teremos como fazer isso agora, mas com certeza é algo que buscaremos fazer no futuro", diz Machado Filho. "Temos de discutir isso com nosso gestor local, a Prefeitura de São Paulo, como fazer esse processo."

DEMANDA
Para o diretor executivo do Centro de Estudos e Pesquisas de Oncologia e Hematologia da Faculdade de Medicina do ABC, Hélio Pinczowski, a presença do Hospital do Câncer na região é positiva. "A criação dessa unidade é bem-vinda diante da qualidade da AC Camargo, que tem profissionais respeitados", diz. No entanto, ele ressalta que sem o atendimento gratuito há pouco efeito real na necessidade de serviço. "A demanda na região é por SUS."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;