Internacional Titulo
Relator da ONU condena embargo dos EUA contra Cuba
Da AFP
30/10/2007 | 15:11
Compartilhar notícia


O relator especial de Direito à Alimentação da ONU, o suíço Jean Ziegler, condenou em Havana o embargo realizado pelos Estados Unidos contra Cuba, ao considerá-lo uma "arrogância unilateral" e um "ataque" à ordem internacional.

"O bloqueio constitui uma arrogância unilateral por parte do governo dos Estados Unidos", afirmou o funcionário, de acordo com o jornal Juventud Rebelde, durante uma visita na segunda-feira à Escola Formadora de Trabalhadores Sociais de Cojímar, uma comunidade pesqueira do oeste de Havana.

A Assembléia Geral da ONU discutiu e aprovou pela 16ª vez uma resolução contra o bloqueio à ilha, aprovada com crescente apoio por 15 anos consecutivos.

Em matéria de alimentação, destacou Ziegler, Cuba lida "com muita criatividade com as limitações e com o sofrimento que o bloqueio ocasionou", o qual, conforme números de Havana, deixa perdas à ilha de US$ 89 bilhões em mais de 45 anos de vigência.

Durante seu passeio em Cojímar, o funcionário, que iniciou no domingo uma visita de 10 dias a Cuba, tomou conhecimento da participação de brigadas de jovens em programas de ajuda alimentícia para crianças com problemas nutricionais.

No seu primeiro discurso sobre Cuba desde 2003, o presidente americano George W. Bush anunciou semana passada que manterá o embargo enquanto não houver qualquer mudança política na ilha. Cuba está sob o governo provisório de Raúl Castro desde que, em julho de 2006, Fidel Castro afastou-se do poder por motivo de doença.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;