Esportes Titulo
Anistia Internacional: China não cumpre promessas para Olimpíadas
Da AFP
06/08/2007 | 21:07
Compartilhar notícia


A Anistia Internacional informou nesta segunda-feira que a China não está cumprindo sua promessa de melhorar a situação dos direitos humanos antes da realização dos Jogos Olímpicos de 2008.

“Com a contagem regressiva já iniciada, o governo chinês tem cada vez menos tempo para cumprir sua promessa. A não ser que se tomem medidas urgentes para deter as violações dos direitos humanos no próximo ano, as autoridades chinesas correm o risco de manchar a imagem da China e dos Jogos”, destacou a nota da secretaria-geral da Anistia.

Em sua última avaliação da situação na China, a Anistia Internacional ressaltou que tanto militantes dos direitos humanos como jornalistas continuam sendo vítimas de intimidação e de abusos, que há o fechamento de publicações e que as autoridades estão limpando Pequim com cada vez mais prisões sem julgamento.

De acordo com o mesmo relatório, vários militantes estão em prisão domiciliar em Pequim sob estreita vigilância policial, enquanto outros enfrentam abusos crescentes. “Esta repressão ofusca as reformas positivas e a pena de morte continua sendo aplicada para crimes não violentos e em segredo”.

A organização acrescenta que “as sérias violações que persistem são uma afronta aos princípios essenciais da Carta Olímpica sobre a preservação da dignidade humana e sobre o respeito aos princípios éticos fundamentais e universais”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;