Setecidades Titulo Unidade de Santo André
Poupatempo realiza 1.700 atendimentos em seu primeiro dia

Posto, que começou a funcionar ontem, teve maior
procura nos serviços do Detran, com 1.300 pessoas

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
19/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


O Poupatempo de Santo André, localizado no Atrium Shopping, abriu ontem as portas para a população. Em esquema de atendimento pré-operacional, 1.700 pessoas passaram pelo posto.

De acordo com a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), os serviços mais procurados foram os oferecidos pelo Detran, com mais de 1.300 atendimentos, dos quais 470 correspondem à CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Na parte de manhã, cerca de 30 pessoas aguardavam a abertura. O local, que inicialmente vai funcionar das 8h às 17h, tem capacidade para prestar 4.400 atendimentos por dia.

São oferecidos serviços como emissão de carteira de identidade, atestado de antecedentes criminais, consulta de multas e boletim de ocorrência, entre outros.

O aposentado Antônio de Jesus, 59 anos, foi um dos primeiros a serem atendidos e elogiou. “Antes tinha que ir para São Bernardo, era fora de mão. Gostei muito do local e espero que realmente poupe o nosso tempo.”

Gerente administrativa de uma autoescola, Angela Ros está feliz por não ter que frequentar a Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) no antigo posto, no terminal rodoviário, que foi desativado desde ontem. “Ali o espaço era muito apertado e demorava. Agora facilitou para todos.”

O prefeito Carlos Grana (PT) visitou a unidade durante a tarde. Ele supervisionou as instalações e passou por todos os guichês de atendimento. “Ainda é experimental, mas já dá para perceber o potencial de atendimento e a procura da população. Creio que para o primeiro dia de operações, mesmo estando em processo de treinamento, é um sucesso de público”, disse.

O deputado estadual Orlando Morando (PSDB) também esteve presente e aprovou a estrutura. “É uma conquista muito importante para uma cidade tão grande quanto Santo André. Há uma gama de serviços que a população utiliza diariamente.”

Em relação ao transporte público que dá acesso ao posto, segundo o prefeito, se a demanda de passageiros aumentar, as linhas de ônibus (sete municipais e 11 intermunicipais) também podem ser ampliadas. “A gente vai acompanhar e o que for necessário, seja o transporte coletivo ou mesmo o viário, será feito.”

O secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra (PSD), falou sobre obras do entorno, como a construção de estação e corredor de ônibus. “Por meio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) vamos ter um corredor que passará pela Avenida André Ramalho e já está definido. Em fase de contratação do projeto executivo, temos a construção de uma das maiores estações do Estado, que reunirá ônibus e trem no mesmo lugar”, explicou.

O secretário também chamou a atenção para a qualidade do espaço. “O Poupatempo tem padrão excelente. Ainda é a pré-operação, mas está muito bom.”

Professores da rede estadual protestam em frente à unidade

Em meio à visita das autoridades ao Poupatempo, um grupo de cerca de 50 professores da rede estadual de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande, realizou protesto. O ato foi coordenado pela subsede da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) do Grande ABC.

“Nossa intenção não é só falar do reajuste salarial, mas também chamar a atenção para a melhoria do ensino público. Precisamos de mais estrutura para as salas, onde temos mais de 60 alunos”, disse o professor Junior Sandarini.

O manifestante e docente Altamir Pagani afirmou que, muitas vezes, faltam carteiras nas escolas. “Tudo está sucateado, quebrado. Não tem condição.”

O prefeito Carlos Grana (PT) conversou com os manifestantes. “Eles queriam falar com o governador e expliquei que não tinha agenda aqui hoje. Esperamos contar com a presença dele para a inauguração oficial”, disse. A data da solenidade ainda não foi divulgada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;