Setecidades Titulo Apreensões
Projeto remodela e doa máquinas caça-níqueis

Parceria entre Fatec S.Caetano e Ministério Público transforma computadores e destina a escolas

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
18/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Cerca de 500 máquinas caça-níqueis apreendidas no Grande ABC já foram transformadas em computadores e outros eletrônicos por alunos da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de São Caetano. O projeto é realizado por meio de parceria entre o MP (Ministério Público) e a instituição de ensino.

A iniciativa é do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), que começou a observar a forma que os computadores eram armazenados em 2009. “Tudo teve início com um bingo em Santo André e, a partir daí, surgiram várias denúncias. Fizemos operações com o apoio da Polícia Civil e Militar, e os equipamentos apreendidos eram armazenados nas delegacias, de forma limitada e em locais inadequados”, explicou a promotora Mylene Comploier, que estava à frente do Gaeco na época.

Com o tempo de duração do processo judicial, em torno de dois anos, a maioria dos equipamentos eletrônicos era perdida. Buscando uma solução, a promotora tomou conhecimento de projeto desenvolvido na cidade de Tatuí, interior do Estado, entre o MP e a Fatec.

Trazendo a ideia para a região, a unidade de São Caetano, que atualmente tem 1.320 estudantes, interessou-se na parceria. Cerca de 40 alunos já passaram pelo projeto, que permite que os estudantes transformem as máquinas e utilizem esse tempo como horas de estágio. Atualmente dez deles passam pela ação, que é voluntária.

“A atividade complementa a formação do aluno e é aberta para todos os cursos. A nossa ideia é continuar esse convênio enquanto houver máquinas, porque é um trabalho de extrema importância. É uma prestação de serviços na qual equipamento utilizado para o crime se torna um bem para a comunidade”, afirmou a diretora da unidade, Adriane Monteiro Fontana.

As utilizações dadas para os objetos variam. As mesas de um bingo foram doadas para a biblioteca de uma Etec (Escola Técnica Estadual), o sistema de som foi utilizado como microfone para professores. Alunos do curso de Jogos Digitais criaram plataformas educativas em videogames.

Tudo o que é apreendido é guardado em três contêineres dentro da faculdade. O dinheiro utilizado para a compra dos equipamentos de armazenagem também foi resultado de apreensão de um bingo em Santo André, no total de R$ 109 mil. “O recurso foi liberado pelo MP para a compra dos contêineres, a fim de que o armazenamento fosse feito de uma forma correta, que foi onde tudo começou”, disse Mylene.

VESTIBULAR

Para os interessados em estudar na Fatec, as inscrições para o vestibular podem ser feitas até as 15h através do site www.vestibularfatec.com.br. A unidade São Caetano tem cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Secretariado, entre outros. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;