Setecidades Titulo Saúde mental
Atividade marca Luta Antimanicomial
Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
18/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Com o objetivo de incentivar a reflexão sobre as questões que envolvem a Saúde mental, a Prefeitura de Diadema promove hoje série de atividades no Quarteirão da Saúde, na região central, para marcar o Dia de Luta Antimanicomial. O evento, que contará com palestras, oficinas e apresentações culturais, acontecerá das 8h30 às 17h, com entrada gratuita.

A luta antimanicomial enfrenta o encarceramento em hospitais psiquiátricos (manicômios) e incentiva a saída dos pacientes isolados para tratamento em casa, mantendo os vínculos familiares. A psicóloga da equipe de coordenação de Saúde mental do município, Claudia Leonne, ressalta o pioneirismo da cidade no atendimento humanizado da área. Mesmo em serviços de origens diferentes (atenção básica, especializada e 24 horas) a coordenação é única, possibilitando abrangência mais completa. “Os funcionários se comunicam, então, todo mundo sabe o que acontece com o paciente.”

A cidade possui três CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) tipo 3, um CAPS Infantil e um CAPS Álcool e Drogas com Consultório de Rua. No Hospital Municipal funciona uma enfermaria com dez leitos de internação e dois de observação e no Pronto-Socorro Central há atendimento 24 horas. Os centros atendem, em média, 2.500 pacientes por mês.

Atualmente, existem cinco pacientes diademenses internados em hospitais de longa permanência. A desinternação é feita apenas com pedido judicial e o paciente é absorvido pela rede psicossocial do município. “Neste evento, ressaltaremos que as famílias não busquem essa internação de longa permanência e compreendam que a gente tem equipamentos de Saúde capazes de fazer um tratamento eficaz com o indivíduo inserido na sociedade”, salienta a psiquiatra e coordenadora de Saúde mental de Diadema, Isabela Santana. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;