Cultura & Lazer Titulo
Em busca de sucesso
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
28/09/2010 | 07:35
Compartilhar notícia


Ainda distantes do tempo em que para colher os louros da fama é necessário participar de reality show ou fazer sucesso com vídeo esquisito no YouTube, quatro bichinhos vivem seu verdadeiro lampejo de "meu destino é ser star" em Os Saltimbancos, musical adaptado por Chico Buarque, que será apresentado no Teatro Municipal de Santo André na quinta-feira, às 9h e às 14h.

De volta ao teatro três décadas depois da montagem original, o texto conta a história de um jumento, uma galinha, um cachorro e uma gata, que juntos formam um conjunto musical que pretende sair do campo para a cidade em busca da fama.

"A proposta do projeto veio a calhar com meus objetivos de desenvolver um teatro musical brasileiro", conta Fezu Duarte, diretora do espetáculo, que acrescenta que são três os motivos de tê-lo remontado: "É Chico Buarque, é um clássico e é música popular brasileira. Não poderia me negar a fazê-lo."

Junto às versões do original, que contava no elenco com nomes do quilate de Marieta Severo, Miúcha, Pedro Paulo Rangel e Grande Otelo, Fezu acrescentou canções de Os Trapalhões e do Balão Mágico, entre outras.

"A música brasileira é um universo tão grandioso e às vezes somos tão preconceituosos em não propagá-lo. Por que não incluir Os Trapalhões, que já levaram essa história para o cinema? Alô, Liberdade, uma das principais músicas do filme, foi composta por Chico especialmente para eles", comenta a diretora.

DITADURA
Exibida em 1977, a peça era uma ferrenha crítica à ditadura militar e à proibição da liberdade de expressão. Hoje, com ventos que sopram mais brandos nesse sentido, o musical aproveita para esmiuçar o outro lado da moeda: o excesso de liberdade das ferramentas de comunicação - principalmente a internet - e os perigos que elas oferecem às crianças.

"Tratamos das questões mais urbanas, da vida na megalópole e dos possíveis perigos da criança inserida de maneira errada no universo da internet."

Para conversar com esse tema o texto chega aos dias atuais e, diferentemente do original de Buarque - cujos animais não chegaram à cidade - neste eles chegam e se deparam com um mundo bem diferente do que haviam sonhado. "Um vira flanelinha, outro garçom de churrascaria e uma, sensitiva."

O que não muda, mas ganha diferente faceta, é a discussão sobre a liberdade. "É um espetáculo que trata da questão de que ninguém na vida suporta ser maltratado. Em busca da liberdade deles, de repente descobrem que estavam com a visão equivocada do que é ser livre. Descobrem que poderiam estar mais tranquilos em um local onde se cultua e preserva a cultura do que estar na cidade, onde não têm valor algum", finaliza Fezu.

Os Saltimbancos - Musical. No Teatro Municipal de Santo André - Praça 4º Centenário. Tel.: 4433-0789. 5ª, às 9h e às 14h. Ingr.: R$ 30.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;