Economia Titulo Carreira
A sua imagem virtual
Cíntia Bortotto
11/05/2015 | 07:05
Compartilhar notícia


Você já pensou que imagem as pessoas fazem de você no ambiente virtual? O on-line e off-line cada vez mais se interligam e seus comentários, curtidas e posts dizem muito sobre quem você é, o que pensa, como vive. Vivemos sempre tão conectados que nem percebemos como é importante o que falamos no ambiente virtual e como isso molda a percepção que as pessoas têm da gente.

É bom lembrar que determinados comportamentos podem ser prejudiciais a sua imagem virtual. Se você pretende utilizar as redes sociais a seu favor, mantenha seus perfis atualizados, em especial no Linkedin, rede especialmente voltada para o mundo corporativo e que pode abrir portas e oferecer uma série de oportunidades.

Sempre digo para que meus coachees não utilizem esses ambientes para difamar nada nem ninguém. Páginas em que as pessoas podem ter acesso às suas opiniões ajudam a formar uma imagem de você, portanto, tome cuidado. Outra coisa, não entre em comunidades ou grupos que possam denegrir a sua imagem. Pense assim: se isso fosse colocado na primeira página do jornal de amanhã, como eu me sentiria? Se a resposta é “não gostaria”, não entre na comunidade, ou não escreva o que você está pensando.

Outra dica é: cuide do excesso de exposição; fotos em trajes mais íntimos, por exemplo, devem ser evitadas. Tome também cuidado com aplicativos que revelem sua geolocalização. Isso pode até mesmo colocar em risco sua segurança.

Aproveite para mostrar o que você pensa do bem. Seja adepto de causas nobres, que possam ajudar outras pessoas ou o planeta. Use também as redes para retomar seus contatos, utilize-as como forma de networking, contando o que você faz e aproximando relações. E, por fim, demonstre capacidade de se posicionar, normalmente isso possibilita às pessoas o conhecerem.

O poder da rede social pode ser comparado com o poder do antigo “boca a boca”. Sabe quando não gostávamos de algo ou éramos mal atendidos e falávamos para nossos amigos? Pois é, na rede social acontece o mesmo, com o agravante que temos muitas conexões, pois elas vão além do físico, do encontro. Outro ponto é que, se um fator relevante para a informação é a credibilidade do interlocutor, imagine se alguém da sua família, ou amigo próximo publica algo, você não vai parar para pensar?

Eu conheço muitos profissionais da área de RH que checam redes sociais de candidatos antes de contratarem. Essa prática tem sido muito comum como forma extra de verificar referências. Afinal, se a informação é pública, por que não checar? Normalmente, isso é feito no fim do processo seletivo, a não ser que a pessoa seja indicada na própria rede social. Se isso ocorrer, normalmente o acesso ao perfil já é feito no início do processo. Assim, as redes sociais podem ajudar muito na busca de uma oportunidade de trabalho. Se você está procurando uma nova oportunidade, deixe que os outros saibam que você quer. Obviamente, você só deve divulgar isso abertamente após já ter tido uma conversa com seu chefe sobre o assunto. Se o assunto é velado entre vocês, seja cauteloso. Mostre também o que você tem feito e sobre o que você sabe ou pode contribuir. Fique atento e utilize tudo isso em prol do seu sucesso. Siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;