Memória Titulo Memória
Vejam os trilhos do bondinho da pedreira

Este Salles era mesmo um excelente fotógrafo. Observem a imagem de hoje...

Ademir Medici
06/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Este Salles era mesmo um excelente fotógrafo. Observem a imagem de hoje, também do acervo do nosso orientador desta Semana Rio Grande da Serra, João Bello. A partir da pedreira, Salles nos encaminha para a estrada de interligação bairro-Centro. Bondinho e vagonetas corriam pelos trilhos visíveis na imagem.

A foto é de 20-10-1959. A última viagem do bondinho foi registrada pelo Diário, em reportagem especial publicada em 1972. Em 1978 estivemos no bairro, também guiados pelo João Bello. E lá se vão 37 anos...

É pedra que não acaba mais. Será? (*)

Mil novecentos e setenta e oito. O suado jogador João Bello faz uma pausa após o futebol. Aponta com o dedo indicador direito para os morros que contornam o campo de futebol. E arremata:

- Naquelas montanhas, até chegar ao rio que passa lá atrás, tem pedra que não acaba mais.

- A nossa pedreira é a primeira da América do Sul, a segunda do mundo. Ela só perde para uma pedreira dos Estados Unidos. Técnicos já fizeram sondagem e descobriram que a quantidade de pedras enterrada aqui é equivalente ao que está fora da terra.

- Pouco antes, enquanto João Bello corria atrás da bola, José Moya, 77 anos, o mais antigo morador do bairro, bebia sua cerveja num dos dois bares do lugar. E também falava bem da pedreira.

- Se tem muita pedra? Tem tanta pedra nesses morros que ninguém que está vivo, nenhuma criancinha, vai viver o bastante para assistir ao fim da pedreira.

(*) Outro trecho de reportagem que publicamos aqui no Diário em 23-4-1978, dentro da série ‘A história dos bairros’.

News Seller há 50 anos

Quinta-feira, 6 de maio de 1965 – ano 7, nº 365-a

Manchete – Sede social do Tênis Clube de Santo André vai ser orgulho para a cidade: clube fundado há quatro anos

Santos do dia

- Na estampa, Ana Rosa Gattorno (Itália 1831 – 1900). Bem-aventurada. Fundou o Instituto das Filhas de Santa Ana, congregação que difundiu-se rapidamente na Itália, Bolívia, Brasil, Chile, Peru, Eritréia, França e Espanha.

- Heliodoro

- Benta

- Idiberto

Hoje

- Dia do Taquigrafo

- Dia do Cartógrafo

- Dia Nacional da Matemática e dos Matemáticos

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Irapuru. Elevado a município em 1954, quando se separa de Pacaembu, na região de Araçatuba.

Em 6 de maio de...

1915 – Nicolau Antonio Arnoni nomeado escrivão de polícia em São Bernardo.

NOTA – Arnoni ocupara o posto de telegrafista em Rio Grande no ano anterior, sendo demitido por usar o telégrafo para passar notícias ao Correio Paulistano, do qual era correspondente. Anos depois, ele fundaria a Folha do Povo, semanário com sede em Santo André que testemunhou a transição entre as Repúblicas Velha e Nova.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Nos Dardanellos os aliados repelem dois ataques dos turcos, inflingindo-lhes grandes perdas’.

1945 – O fim da Segunda Guerra. Manchete do Estadão: ‘Efetivada ontem a rendição das tropas nazistas da Dinamarca e Holanda ao 21º Grupo de Exércitos do marechal Montgomery’.

1970 – O professor José Lazzarini toma posse como o novo diretor de Educação e Cultura de Santo André.

Diz o Diário, em editorial: “O professor Lazzarini dispensa comentários, tal a soma de serviços prestados à coletividade, no seu campo de atividade.”

1975 – O novo presidente da Protur, empresa de economia mista de São Bernardo, Antonio Claudio Moreira Lima, anuncia que o Centro de Convenções, Feiras e Certames, que vinha funcionando na antiga indústria Elni, na Avenida Redenção, será transferido para as dependências da Companhia Cinematográfica Vera Cruz.

Diário há 30 anos

Domingo, 5 de maio de 1985 – ano 27, nº 5817

Debate – Professor Celso Ferrari, titular da cadeira de Urbanismo do Instituto Mauá de Tecnologia, defende a desindustrialização em Santo André. Ele é o responsável pela criação da lei de uso e ocupação do solo no município.

Em debate realizado na Câmara, informou que apenas em abril 42 indústrias de pequeno e médio porte anunciaram disposição de sair do município.

“A indústria na Grande São Paulo serviu para gerar uma ‘deseconomia’ de aglomeração, nefasta pelas consequências ao meio ambiente e à população”, afirmou Celso Ferrari, segundo cobertura feita pela repórter Liliana Pinheiro.

Futebol – EC Santo André estreia no Campeonato Paulista perdendo para o Santos FC por 1 a 0, ontem, no Estádio Lauro Gomes, futuro Anacleto Campanella. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;