Setecidades Titulo Rio Grande
Técnicos somem na Billings

Barco que levava dois funcionários da Sabesp foi encontrado vazio na represa; profundidade, correnteza e vento dificultam trabalho de bombeiros

Nelson Donato
especial para o Diário
30/04/2015 | 07:07
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


As buscas pelos dois técnicos da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que desapareceram na terça-feira durante serviço de coleta no braço Rio Grande da Represa Billings, em São Bernardo, foram retomadas ontem, às 7h. A embarcação que Jorge Jurkomi Gomes e Josileu Fontes da Silva utilizavam foi encontrada à deriva, próxima a bombas de estação da autarquia estadual, com o motor ligado e dando voltas no próprio eixo, mas vazia.

Participam das buscas equipes da Sabesp, GCM (Guarda Civil Municipal), além do Corpo de Bombeiros. São utilizadas lanchas, balsas e moto aquática.

Conforme o capitão dos Bombeiros que coordena as ações, Wagner Martins, os trabalhos são difíceis por conta da profundidade, correnteza e vento. “São fatores que aumentam o raio das buscas. O fundo da represa é muito irregular, mas pode chegar a 30 metros.” Ele explica que as bombas próximas ao local onde a embarcação foi achada foram vistoriadas, mas nada foi encontrado.

Segundo Martins, a corporação trabalha com a hipótese de que um dos técnicos tenha caído do barco, o outro tentou resgatá-lo, porém, ambos se afogaram. O capitão diz que a temperatura fria da água também contribui para a dificuldade das buscas. “Como está gelada, o número de bactérias que libera gases é menor, portanto, irá demorar mais para os corpos flutuarem.”

O sargento Maurício Romualdo da Silva, que faz parte da equipe de mergulho, relata os obstáculos encontrados na procura pelos técnicos desaparecidos. “A água é muito turva, não enxergamos um palmo adiante. Ficamos desorientados. Nos guiamos apenas pelo tato.”

Ainda pela manhã, a equipe da GCM fez varredura no entorno, também sem sucesso.
As buscas foram interrompidas após o pôr-do-sol, quando a baixa luminosidade impossibilita a realização do trabalho, que será retomado hoje, ainda sem previsão de horário.

A Sabesp afirma, em nota, que os técnicos desaparecidos atuam na superintendência de produção de água e possuem 15 anos de experiência. Outros detalhes, como se eles usavam equipamentos de segurança durante a coleta, não foram informados.

A Capitania dos Portos de São Paulo irá instaurar um inquérito para apurar as possíveis causas do acidente. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;