Esportes Titulo
Corinthians perde na estréia de Candinho
Fernao Silveira
Do Diário OnLine
15/10/2000 | 20:25
Compartilhar notícia


Técnico novo, velho sofrimento. O Corinthians perdeu para o Guarani por 3 a 2, neste domingo, na Copa Joao Havelange, na estréia do técnico Candinho, que substituiu Vadao. Se a situaçao do atual bicampeao brasileiro já nao era fácil no novo Brasileirao, a classificaçao para a próxima fase passou a estar ainda mais distante: sao 15 pontos em 16 partidas e uma amarga 23ª colocaçao, acima apenas de Santa Cruz e Coritiba. O Guarani, na 20ª posiçao, tem 19 pontos em 17 jogos.

Conforme previa Candinho, os problemas técnicos e principalmente físicos do Corinthians nao se resolveram apenas com a troca de comando. Müller, Rogério e Djair mostraram que ainda estao longe da condiçao ideal. Sem Marcelinho, que cumpre suspensao depois do cartao vermelho contra o Bahia, Ricardinho nao conseguiu armar sozinho a linha ofensiva corintiana.

Mas quando comparada à defesa, o ataque nao foi um grande problema. Joao Carlos e Fábio Luciano mostraram falta total de entrosamento. O lateral Indio e Joao Carlos, de volta à equipe com o deslocamento de Rogério para o meio e a ausência de Scheidt, respectivamente, nao exibiram um ritmo de jogo superior ao de Müller ou Djair.

O Guarani aproveitou logo os problemas do adversário e abriu placar aos 3. Marcos Vinícius cruzou pela intermediária esquerda e a bola sobrou para o volante Otacílio, depois de desviar em Fábio Luciano. O camisa 5 do Bugre antecipou-se ao goleiro Maurício e empurrou para dentro do gol.

Dez minutos depois, sem que o Corinthians conseguisse recobrar o fôlego, os donos da casa ampliaram. Renato lançou da esquerda para Fumagalli, que invadiu a área pelas costas da zaga e chutou cruzado, cara a cara com Maurício.

A equipe comandada por Candinho melhorou um pouco depois do segundo gol adversário, mas seguiu ineficiente na criaçao das jogadas. Mesmo com mais posse de bola, a ligaçao de Rogério e Ricardinho com Müller e Luizao foi abaixo do esperado pelo treinador e pela torcida.

Os problemas nao impediram o Corinthians de diminuir no final da primeira etapa e dar esperanças para o segundo tempo. Aos 41, Luizao ligou Müller na lateral esquerda e ele cruzou na medida para Ricardinho, sozinho na entrada da pequena área, cabecear sem chance de defesa para Gléguer.

A alegria corintiana, porém, durou pouco. Quatro minutos depois, Otacílio fez as vezes de lateral e cruzou da esquerda para o baixinho Marcos Vinícius (1,60 metro) subir entre Joao Carlos e Fábio Luciano e encobrir Maurício em uma cabeçada precisa no canto oposto.

No começo do segundo tempo, aos 7, o Corinthians voltou ao jogo com outro gol de cabeça, desta vez de Luizao. Ricardinho cobrou escanteio da esquerda e o camisa 9 subiu para diminuir o placar.

Mais empolgada, a equipe de Candinho começou a pressionar e ganhou ainda velocidade com as saídas de Rogério e André Luiz para as entradas de Luiz Mário e Kléber, respectivamente. Mesmo assim, o ataque nao se acertou e o Guarani continuou a levar perigo nos contragolpes. Melhor em campo, o Bugre segurou o resultado e garantiu os três pontos no Brinco de Ouro da Princesa.

O Timao enfrenta o Fluminense, em Sao Paulo, no domingo. O Guarani joga na próxima quarta-feira, contra o Grêmio, novamente em casa.

Missao quase impossível - As contas de Candinho para colocar o Corinthians entre os 12 primeiros ficaram ainda mais complicadas. Tanto que o novo treinador já nem pensa em resultados imediatos para acertar o Timao nos eixos. "Nós temos que trabalhar a médio e longo prazo", analisou o técnico. "Nao é em uma semana que o time vai melhorar fisicamente", completou.

Candinho, que já chegou ao Parque Sao Jorge com os pés no chao, foi ainda mais realista na hora de falar sobre as chances de prosseguir com vida na Copa JH. "Já era difícil e ficou mais difícil ainda", afirmou.

O volante Edu concorda com o treinador mas prefere manter a esperança e prometer que vai seguir com o mesmo empenho enquanto vestir a camisa do Corinthians. "Ficou mais difícil, mas só nao tem jeito para a morte", filosofou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;