Economia Titulo
Nike compra britânica Umbro por US$ 582 milhões
Do Diário OnLine
Com AFP
23/10/2007 | 13:46
Compartilhar notícia


A britânica Umbro informou nesta terça-feira ter aceito a proposta de compra feita pela norte-americana Nike. O negócio, no valor de US$ 582 milhões, ajudará a Nike a se consolidar no mercado europeu, atualmente liderado pela Adidas.

Segundo cálculos da imprensa britânica, atualmente, a Nike controla 30% do mercado de roupas e equipamentos ligados ao futebol, contra 35% da alemã Adidas e 5% da Umbro. Em novembro do ano passado, a empresa americana estabeleceu o objetivo se transformar antes de 2010, data da próxima Copa do Mundo, na "marca número um inquestionável do principal esporte mundial".

Com a aquisição da Umbro, fundada em 1924 e com sede em Cheshire (noroeste da Inglaterra), a Nike atinge o mesmo nível que a marca das três listras. Além da seleção da Inglaterra, a Umbro fornece material para mais de cem equipes, incluindo as seleções da Irlanda, Suécia e Noruega, e seis dos 20 clubes na primeira divisão inglesa. Também faz o uniforme do hexacampeão francês, Lyon. No Brasil, fornece material para Santos, Atlético Paranaense e Figueirense.

"Graças a esta operação, a Nike liderará o jogo em todos os níveis através do mundo", comemorou sue presidente, Mark Parker, em um comunicado conjunto com a Umbro. A compra da britânica é uma maneira de responder a Adidas, que invadiu o território da Nike há dois anos ao comprar a Reebok, assim como também é uma reação ao fato da alemã Puma ser controlada pelo grupo de luxo francês PPR desde o início do ano.

A proposta, totalmente em dinheiro, foi aprovada por unanimidade pelo conselho de administração da Umbro, que recomendou aos acionistas vender seus títulos à Nike. "A Umbro é altamente complementar às atividades de futebol da Nike e está previsto que siga operando como filial autônoma da Nike com sede no Reino Unido", explicaram as duas empresas.

A negociação também foi apoiada pela federação inglesa de futebol, a FA (Football Association), que a Umbro patrocina há 20 anos.  A FA aceitou não exercer o direito de usar uma cláusula contratual que permitiria romper o contrato com a Umbro em razão da mudança de proprietário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;