Setecidades Titulo
Diadema faz festa para santa sábado
Ana Macchi
Do Diário do Grande ABC
31/01/2003 | 21:27
Compartilhar notícia


A festa de Nossa Senhora dos Navegantes, celebrada neste fim de semana no bairro Eldorado, em Diadema, vai resgatar uma tradição esquecida há 50 anos. Vinte velejadores vão navegar pela represa Billings para acompanhar a procissão náutica que carrega a imagem da santa. Domingo, às 15h, os barcos partem do Clube Náutico do Acampamento dos Engenheiros, em São Bernardo. Em seguida, os fiéis fazem trajeto a pé pelo bairro. A festa só se encerra às 20h, com show da dupla sertaneja Gian e Giovani.

Os preparativos para a celebração devem ser finalizados neste sábado, segundo o padre Odair Ângelo de Agostín, da igreja Nossa Senhora dos Navegantes. Uma vasta programação deve reunir crianças e adolescentes da cidade para recreação esportiva neste sábado, das 14h às 17h. “Às 5h30 do domingo (amanhã) vamos promover um estouro de fogos para despertar a comunidade. A partir de então, todos são chamados para participar das missas e da procissão”, contou o padre.

Como de costume, a primeira missa é celebrada neste domingo às 8h. Os barcos partem para o trecho de navegação às 15h e devem chegar às 16h no braço do Vale da Paz, no Eldorado, para formar a procissão a pé a partir da estrada Pedreira Alvarenga. Às 18h, a missa campal, seguida do show da dupla sertaneja, deve arrastar até 40 mil pessoas ao Parque Ecológico do Eldorado. A previsão, entretanto, é de chuva para o dia de comemoração da santa. “A população já está acostumada com isso”, disse o padre.

Veleiros – Há 50 anos, os velejadores deixaram de participar da festa em protesto às más condições da represa. “É uma tentativa de resgatar a tradição cultural e religiosa. Atualmente, a Billings está apta para promover um evento desses”, disse o secretário de Habitação e Meio Ambiente de São Bernardo, Osmar Mendonça. Ao todo, 50 barcos enfeitados devem atravessar as águas da represa para homenagear a protetora dos navegantes.

Os moradores e fiéis que quiserem colaborar com as campanhas assistenciais da paróquia podem, no dia da festa, doar alimentos não-perecíveis. Para a comunidade foram distribuídas mil camisetas e três mil adesivos que lembram a sétima edição consecutiva da festa desde 1995.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;