Economia Titulo
Cooperativa da Volks pode fechar
Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
19/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


As duas unidades da Cooperativa da Volkswagen na região, em São Bernardo e Santo André, passam por dificuldades financeiras e não pagam os funcionários desde o 5º dia útil do mês. Segundo o Sindicato dos Empregados do Comércio de Santo André e Região, a unidade andreense deve ser fechada.

Ao todo, cerca de 230 trabalhadores atuam nas lojas. Segundo o diretor do sindicato, Jonas José dos Santos, a cooperativa está negociando uma possível venda. "Sabemos que a unidade de Santo André fechará, os cerca de 120 trabalhadores serão demitidos e o espaço físico deverá ser alugado para uma rede varejista da região", afirmou.

Desde outubro, a cooperativa sinaliza que as contas não vão bem. "Os salários de abril tiveram de ser pagos em duas parcelas e os trabalhadores têm sofrido com os atrasos", destacou o diretor.

O nome da rede varejista que negocia com a cooperativa é mantido em sigilo para não atrapalhar o andamento dos trabalhos.

A preocupação do sindicato é de que haja liberação imediata para acertar as contas com os funcionários. "O prazo que demos à empresa acaba amanhã (hoje) e vamos nos reunir com os trabalhadores para decidir que rumo tomar", explicou Jonas.

O sindicalista lamentou o fato de não ser possível reverter as demissões na unidade de Santo André. "As contas da companhia não permitem manter as duas lojas, eles decidiram priorizar São Bernardo. É possível que haja um remanejamento de funcionários, mas o saldo final deve diminuir de 230 para cerca de 90 funcionários atuando somente em São Bernardo."

A direção da cooperativa não quis se pronunciar sobre as negociações, mas assumiu que a empresa passa por dificuldades financeiras.

Além da região, a cooperativa tem unidade em Taubaté (SP), que segundo especulações também deve ser fechada. A Cooperativa Volkswagen foi fundada em 1959 por funcionários da montadora, à época recém-instalada no Brasil. Desde o fim da Autolatina, na década de 80, o supermercado não tem mais vínculos com a empresa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;