Cultura & Lazer Titulo
Cinema alemão em Sto.André
Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC
18/07/2003 | 19:47
Compartilhar notícia


O Cine-Teatro Carlos, em Santo André, dedica o mês de julho ao cinema alemão das décadas de 70 e 80. A mostra tem projeções em 16mm, com apoio cultural do Instituto Goethe, legendas em português e entrada franca. Muitos dos filmes realizados nesta época tornaram-se clássicos da sétima arte. Seus autores, como Rainer Fassbinder e Wim Wenders, colocaram o cinema alemão de volta ao mercado internacional, o que não acontecia desde 1933, com o fim do expressionismo.

Outro grande representante das décadas de 70 e 80 na Alemanha foi o cineasta Werner Herzog, que participa da seleção com os filmes Aguirre, a Ira dos Deuses (1972), O Enigma de Kaspar Hauser (1974), Coração de Cristal (1976) e Stroszek (1977). Coração de Cristal é a atração deste sábado, com sessões às 16h e 19h, e quarta-feira, às 15h e 18h.

A história do filme se passa no século XIX. Um veterano vidraceiro morre e leva para o túmulo o segredo da fabricação do vidro rubi. O fato é seguido da anunciação de um pastor chamado Hias, conhecido por seus dons de visionário. Ele acredita que a nova era será a da infelicidade e a da loucura. Já o jovem vidraceiro que assumiu o lugar de seu mestre se empenha arduamente em descobrir a fórmula do tal vidro. Como não obtém sucesso, ele apela para Hias.

A tentativa também é em vão e o jovem vidraceiro surta. Ele mata sua empregada, acreditando que o sangue de uma virgem talvez seja o segredo para a fórmula do rubi. Furiosos, os camponeses culpam Hias pelo ocorrido e o entregam à justiça. Já em liberdade, o pastor anuncia mais uma de suas visões: num futuro próximo, a violência dominará o mundo e as fábricas estarão condenadas às chamas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;