Política Titulo Relatório andreense
Parecer de comissão pela rejeição das contas de Aidan está inválido

Documento foi emitido por vereadores depois de expirar prazo legal

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
13/04/2015 | 07:49
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


O parecer emitido pela comissão de Finanças da Câmara de Santo André pela rejeição das contas de 2010 do ex-prefeito Aidan Ravin (PSB) encontra-se inválido. Isso porque o relatório elaborado pelo bloco, presidido pelo vereador Toninho de Jesus (SD), foi finalizado após expirar o prazo legal determinado no Regimento Interno da Casa. Embora o socialista obtivesse sinal favorável do TCE (Tribunal de Contas do Estado), o documento, hoje em vão, formulado no Legislativo criaria impasse no plenário. Agora, a situação beneficia Aidan, pré-candidato ao Paço andreense em 2016.

A comissão teria 45 dias para manifestar posicionamento sobre o balancete financeiro. Segundo Toninho, ex-aliado de Aidan, os parlamentares não foram informados em relação ao período que a matéria tramitava na Casa – o texto chegou em meados de abril do ano passado, há exatos 12 meses. “Ficamos sabendo posteriormente que, quando chegou para nós (as contas), restavam poucos dias, talvez cinco para emitir a opinião e não tínhamos dados referentes ao encerramento deste tempo. Então, ao formalizar a defesa do nosso relatório, já não estava valendo mais nada”, alegou.

No relatório, a comissão havia indicado pela desaprovação das contas, contrariando relatório do tribunal, responsável por avalizar o material do segundo ano do socialista à frente do Executivo. Conforme o conteúdo do documento, a manifestação era negativa “por conta das ressalvas apontadas” pela corte técnica, consideradas irregulares. A análise preliminar identificou que houve erro na aplicação do repasse do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Em contrapartida, em 2013, Aidan solicitou o reexame e conseguiu reverter a condição desfavorável.

No caso anterior, seriam necessários 14 votos em plenário para derrubar a apreciação do TCE. Diante da atual situação, a contabilidade do ex-prefeito entrará para votação sem qualquer indicativo de parecer contrário, assim como a de 2011. Apesar de tramitar por um ano no Legislativo, não há previsão para votação da matéria. Em diversas oportunidades, o texto constava na ordem do dia, entretanto sofreu sucessivos adiamentos, estendendo o prazo de avaliação – todo relatório do tribunal precisa ser analisado pela Câmara.

Aidan não foi localizado para comentar o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;