Economia Titulo Tecnologia
Aplicativo auxilia empresa em área de preservação

Adoção de ferramenta permite ajudar fornecedor a cumprir regras ambientais

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
13/04/2015 | 07:23
Compartilhar notícia


Empresários do Grande ABC podem, a partir do uso de aplicativo gratuito, auxiliar fornecedores que estão em área de preservação ambiental e, assim, contribuir para que seja perpetuada a oferta de recursos naturais – e, consequentemente, o abastecimento de seu negócio. A ferramenta, disponível para celulares com sistemas Android e iOS, disponibiliza legislação ambiental e trabalhista em linguagem didática para facilitar a assimilação do conteúdo e colocá-lo em prática no dia a dia.

Daniela Mariuzzo, gerente de responsabilidade corporativa e sustentabilidade da Monsanto, desenvolvedora do aplicativo, cita que ele pode ser usado por um supermercado, sacolão ou quitanda que consome produtos da roça, por exemplo. O mesmo vale para as fabricantes de pneus, que utilizam borracha para viabilizar a linha de produção, ou uma confecção de roupas que utilize subproduto agrícola como matéria-prima, como algodão.

O objetivo é propagar a responsabilidade social em cadeia, auxiliando os fornecedores em vez de simplesmente deixar de comprar deles. “O contratante pode ajudar a agregar valor na atividade que o abastece. Às vezes, o fornecedor não cumpre as regras por falta de conhecimento. Não basta excluí-lo das compras. Essa é a parte social”, afirma. “O empreendedor pode promover capacitação aos fornecedores, montando cursos para aprender a fazer as coisas do jeito certo. É uma forma de também garantir a qualidade da produção.”

Entram na lista das boas práticas o cuidado com nascentes de água, a manutenção de vegetação nativa, o retorno adequado de embalagens de defensivos, ter ambiente fechado para as refeições, oferecer banheiro masculino e feminino, não ter crianças trabalhando, ter funcionários registrados, separar óleo da água para reutilizá-la, por exemplo, após a lavagem de trator e armazenagem correta de estoque, entre outros. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;