Cultura & Lazer Titulo
Sufocante Franz Kafka
Roseane Castilho
Especial para o Diário
29/02/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


A partir de hoje, no Teatro Itália, em São Paulo, a Cia Borelli de Dança volta a apresentar a Trilogia Kafka, inspirada nas obras e no universo do autor tcheco.

A temporada começa hoje, às 20h, com A Metamorfose. Amanhã será a vez de O Processo, também às 20h. E, para encerrar, Carta ao Pai, no domingo, às 18h. A trilogia será reapresentada nos dias 7, 8 e 9 de março.

Já nos dias 14, 15, e 16 de março, os dançarinos sobem ao palco com Carne Santa (sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 18h). Este trabalho foi inspirado no discurso poético, ético e social de Renato Russo e no contexto político, social e estético da década de 1980.

Os espetáculos fazem parte do programa Teatro de Dança (TD) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, que ainda inclui o workshop Dança Contemporânea: O Corpo como Centro de Investigação, ministrado pelo criador, diretor e intérprete da Cia, o andreense Sandro Borelli. A atividade ocorre amanhã e nos dias 8 e 15 de março, das 14h às 17h.

CRIAÇÃO

Desde 2002 Borelli leva aos palcos as adaptações kafkianas: (Metamorfose estreou em 2002; O Processo, em 2003, e Carta ao Pai em 2006). O projeto de adaptar obras do autor tcheco era antigo. “Faltava coragem. Um belo dia resolvi bancar a minha ousadia e pensei: ‘ou faço agora, ou não faço mais’, e fiz”, confessa Borelli.

Ele afirma que a adaptação do texto não foi tão difícil quanto ele imaginava. “A dificuldade maior é a responsabilidade de se inspirar num autor que é considerado um gênio da literatura mundial”, afirma o diretor.

A recompensa pelo trabalho veio depois. Borelli conta que as reações do público eram sempre de incômodo, o que, para ele, foi um grande êxito. “Eu tentei transportar essa ambientação sufocante, própria do autor, para a dança”, explica.

PROJETOS

Depois de dar o primeiro passo, a Cia não parou mais e já está preparando um novo Kafka para o repertório.O elenco está em fase de pesquisa para adaptar O Artista da Fome, com previsão de estréia para julho.

“Assim que acabar essa temporada, vamos mergulhar na montagem e nos ensaios”, afirma Borelli.

Mais novidades devem ser anunciadas em 2009. Inspirado pelo estudo da obra de Renato Russo, Borelli pretende realizar um espetáculo baseado no legado humano e político de Che Guevara. “Renato Russo tinha muito do comunismo em seus textos, o que me fez lembrar de Che”, conta. (supervisão de Gislaine Gutierre)

Trilogia Kafka. A Metamorfose, hoje e dia 7, às 20h. O Processo, amanhã e dia 8, às 20h. Carta ao Pai, domingo e dia 9, às 18h. Espetáculo de dança. No Teatro Itália – av. Ipiranga, 344, Subsolo, Edifício Itália. Tel.: 2189-2555. Ingr.: R$ 4 e meia-entrada




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;