Setecidades Titulo
Chuvas não evitam racionamento no ABC
Samir Siviero
Do Diário do Grande ABC
06/10/2003 | 20:19
Compartilhar notícia


As chuvas que devem cair até o final de semana não devem evitar o racionamento de água na Região Metropolitana de São Paulo, que inclui o Grande ABC. Com os reservatórios em níveis muito baixos, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que abastece o sistema hídrico, deve implementar o racionamento ainda neste mês.

As previsões para essa semana são de chuva em pontos isolados até o domingo, mas a quantidade de água não deve ser suficiente para evitar o racionamento. A média histórica é de cerca de 120 mm³ no mês todo, enquanto o que se espera, segundo os meteorologistas, é que chova 70 mm³ nos próximos cinco dias e que nas próximas semanas a intensidade diminua deixando assim as chuvas abaixo da média.

Até o final da semana, a Sabesp anunciará um posicionamento oficial sobre o racionamento. Apesar de os técnicos terem se reunido nesta segunda-feira, ninguém se pronunciou.

De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, como as chuvas devem acontecer em pontos isolados, elas podem não cair sobre os reservatórios. “Apesar de essa semana termos boas chuvas, a previsão para a semana que vem indica que o volume de água deve ser menor, o que representa que devemos ter chuvas abaixo da média em outubro.”

A quantidade de água armazenada nos reservatórios atualmente é preocupante. Nas medições feitas nesta segunda-feira pela Sabesp, o sistema Cotia estava com 8,5% de capacidade, o Cantareira com 9,2%, o Alto Tietê com 21,8%, Guarapiranga com 24%, Rio Claro com 29,5% e Rio Grande com 56,7%.

Nessas condições, os sistemas que devem ter racionamento ainda este mês, seriam: Cotia, Cantareira (que abastece São Caetano e São Paulo) e Alto Tietê (parte de Mauá e Santo André).

Para se ter uma idéia da estiagem atual, no mês passado a Região Metropolitana teve 34 mm³ de chuva enquanto no mesmo período do ano passado o registrado foi de 124 mm³. Apesar das chuvas desse período poderem chegar perto da média histórica de outubro, que é de cerca de 120 mm³, a baixa capacidade de armazenamento pode fazer com que os reservatórios cheguem no próximo período de estiagem, no inverno, com níveis muito mais baixos do que esse ano, causando um grande risco de seca nos sistemas.

Corte – Cerca de 35 mil moradores dos bairros Campestre, Santa Maria, Vila Alpina e Vila Guiomar, em Santo André, terão o fornecimento de água interrompidos nesta terça-feira entre 8h e 12h. Nesse período, técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão manutenção elétrica preventiva no reservatório Gonzaga, que distribui água para esses bairros. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 195.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;