Política Titulo
Políticos cansam eleitor com discursos repetitivos
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
29/08/2010 | 07:48
Compartilhar notícia


Dentre as propostas apresentadas até o momento pelos candidatos a deputado estadual e federal no Grande ABC, duas se destacam: a construção de terceiro hospital estadual regional e a introdução do Metrô na região por meio do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

Apesar de os postulantes falarem em "luta", "trabalho", "esforço" e "empenho" para concretizar os projetos, os integrantes das casas legislativas pouco podem fazer. A responsabilidade pela execução das obras está na boa vontade de prefeitos, governador e presidente.

"O eleitor está vacinado, sabe que são expressões em que os candidatos não podem garantir a execução dos projetos, que são de incumbência dos Executivos. Mas são grandes temas, de áreas sensíveis, e não podem ficar de fora das discussões. Até dá para admitir esses discursos como iniciativas de melhorias, pois os parlamentares têm capacidade de pressão política", analisa o cientista político Rui Tavares Maluf.

A coincidência no discurso dos candidatos que invariavelmente converge para as duas propostas revela outras interrogações que podem ser exploradas pelo eleitor até o dia 3 de outubro. Falta criatividade aos políticos? São somente esses os grandes gargalos do Grande ABC?

Sobre o primeiro aspecto, vale ressaltar que a atuação do parlamentar é restrita. As armas são as emendas nos orçamentos estadual e federal, que garantem a aplicação de verbas nesses projetos, e a abertura de discussão sobre os assuntos, seja em plenário, seja em audiências públicas.

O deputado estadual Orlando Morando (PSDB), que tenta a segunda reeleição, tem citado a necessidade de a região receber outro hospital estadual, nos moldes do Mário Covas, em Santo André, e Serraria, em Diadema. "Nosso desafio para o terceiro mandato será mais um hospital para atender a população do Grande ABC", costuma dizer.

Em propaganda na televisão, Alex Manente (PPS), que também visa a reeleição na Assembleia Legislativa, destaca sua dedicação para a abertura da Santa Casa de São Bernardo para atendimento gratuito, mas também salienta a importância da entrada do Metrô na região. José Bittencourt (PDT) e José Augusto (PSDB), candidatos a novos mandatos de deputado estadual, vão na mesma linha do discurso pró-transporte público.

Nenhum dos dois principais concorrentes ao Palácio dos Bandeirantes até o momento demonstrou interesse em erguer novo hospital por aqui. Geraldo Alckmin (PSDB) e Aloizio Mercadante (PT) afirmam que a prioridade é aprimorar a rede hospitalar já existente.

Já o projeto do VLT já foi encaminhado. O estudo inicial foi elaborado pelas administrações de São Bernardo e São Caetano e está com o Estado, que tem de abrir licitação do projeto-base.

OUTRAS ÁREAS - Outras áreas, não menos importantes, que estão no discurso dos candidatos a governador, não estão na boca dos candidatos a deputado. Se a estratégia é pegar carona em projetos que estão prestes a ser colocados em prática, os postulantes perdem a chance de falar de Macrodrenagem e Habitação.

Sobre combate às enchentes, o líder nas pesquisas na corrida pelo comando do governo estadual, Geraldo Alckmin (PSDB), declarou recentemente que sua proposta é construir mais 12 piscinões no Grande ABC, que atualmente conta com 19 reservatórios.

Na linha das casas populares, as prefeituras da região (que em 2008 apresentava 225 mil pessoas morando em favelas ou imóveis precários) têm trabalhado para diminuir o déficit. Cinco das sete cidades - Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá - têm projetos em andamento no setor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;