Setecidades Titulo Santo André
Casa Amarela corta refeições
Daniel Macário
Especial para o Diário
10/04/2015 | 07:01
Compartilhar notícia


Principal ponto de concentração da população de rua de Santo André, o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Casa Amarela, localizado na região central do município, deixou de fornecer refeições dentro de suas dependências para indivíduos que passam por acompanhamento no local. De acordo com os moradores, a paralisação do serviço ocorre após a unidade ficar sem gás industrial.

Há três anos em situação de rua, Rosemeire Aparecida Lima, 50 anos, relata que esta é a primeira vez que o procedimento foi alterado. Ontem, a munícipe teve de pedir ajuda para um amigo para conseguir um lanche com presunto e queijo. “Isso aqui vai ser meu almoço hoje (ontem). Antes tínhamos todas as refeições, inclusive se fazia fila aqui para comer. Agora no café da manhã e almoço quem passa pelas assistentes recebe um vale para se alimentar no Bom Prato. Já na janta é só sopa, todos os dias.”

Apesar de receber o vale para fazer suas refeições no Bom Prato, rede de restaurantes populares com oferta de alimentação balanceada e de qualidade, moradores em situação de rua reclamam da falta de estrutura para recebê-los no local. “Na Casa Amarela tem GCM (Guarda Civil Municipal) para nos proteger. Lá, como não tem vira a maior ‘zueira’. Já teve briga de moradores de rua, sem contar que dão atenção especial para quem não está em nossas condições. Outro dia tive que pedir para um rapaz pegar comida para mim, caso contrário, iria comer somente o resto”, relata um morador de rua, que não quis se identificar.

Porta-voz da população de rua para coordenadores da Casa Amarela, Ademir de Oliveira Barros, 56, afirma que funcionários da unidade dizem que o problema só está acontecendo porque a Prefeitura não consegue negociar com a fornecedora do gás industrial. “Eles alegam que ninguém entrou em consenso referente aos valores. Enquanto isso, ficamos nessa situação.”

Ontem, a equipe do Diário chegou a passar na frente da unidade no horário do almoço. Naquele momento, somente um grupo pequeno de moradores estava no local.

A unidade pública que é referência no atendimento especializado para esse grupo de moradores, no âmbito de proteção social, antes era responsável pela distribuição de todas as refeições diárias para os indivíduos que passavam por ali, incluindo café da manhã, almoço, café da tarde e janta. Em 2013, tendo em vista o aprimoramento do serviço, a Casa Amarela chegou a receber investimento de R$ 125 mil, sendo R$ 25 mil de contrapartida municipal, por meio de parceria com o governo federal, para reformar sua cozinha comunitária e refeitório.

A Prefeitura foi procurada para esclarecer o motivo do problema, mas não se manifestou até o fechamento desta edição. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;