Memória Titulo Memória
Brilha o Palácio de Mármore na festa da cidade

Nem Aramaçan, nem Tênis Clube, nem os veteranos...

Ademir Medici
10/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Nem Aramaçan, nem Tênis Clube, nem os veteranos Primeiro de Maio, Corinthians e Rhodia. Na virada dos anos 1950 para 1960, o chique era dançar no Moinho São Jorge, no alto do seu salão da Avenida dos Estados, que a jovem jornalista Claudete (Guidugli Reinhart), do News Seller, batizou de Palácio de Mármore.

E não é que teremos festa hoje no Palácio! Será fantástico, uma volta no tempo – “aos bons tempos”. Um jantar da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), com empresários, para comemorar o aniversário da cidade. Um evento que pode, até mesmo, gerar negócios, como diz o presidente Evenson Robles Dotto.

Para nós, da Memória, uma excelente oportunidade de contar aos jovens o que foi o Palácio de Mármore, preservado pelo Moinho São Jorge até em honra aos seus idealizadores, com o saudoso Adib Chammas à frente.

Nos cenários imortalizados em 1990 pelo repórter-fotográfico Luciano Vicioni, as lembranças de que por aqui passaram presidentes, imperadores, artistas, personalidades nacionais e internacionais e gerações de andreenses e gente de todo o Grande ABC em formaturas, bailes, shows musicais, solenidades as mais diversas, geralmente antecedidas pelo branco do pó do trigo que emoldurava, na subida dos elevadores, smokings e longos de jovens sonhadores.

ANIVERSÁRIO DE SANTO ANDRÉ

Local: Moinho São Jorge

Endereço: Avenida dos Estados, 1.171 – Santo André

Quando: hoje, a partir das 20h

Animação: Banda Faixa Nobre

Jantar: Baby Beef Jardim

Convites: 2199-1630 e 2199-1640

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 10 de abril de 1985 - ano 27, nº 5795

Manchete – Nova cirurgia. E o estado de Tancredo é crítico

- Acreditem nos boletins, pede chefe do SNI.

- Sarney convoca todo ministério.

Santo André e São Bernardo – Sem acordo, Sítio dos Vianas pode ficar sem água.

Mauá – Prefeito Leonel Damo quer trólebus também em sua cidade.

- Gruta Santa Luzia pode ter área de lazer.

Em 10 de abril de...

1915 – Grupo Escolar de Santo André realiza a Festa das Aves, com formatura e evoluções do batalhão infantil sob o comando do aluno Mario Magini. Uma sessão literária é promovida. Presença das famílias, da autoridade policial e do prefeito Saladino.

NOTA – A Festa das Aves era estadual, realizada em todas as escolas públicas. Foi instituída pela Diretoria da Instrução Pública – hoje seria Secretaria de Estado. A festa, como a das árvores, era celebrada na Europa e nos Estados Unidos.

- Inaugurado, em Santo André, o Cinema-Teatro Savoia, iniciativa de Octaviano Dal Medico.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Os franceses fazem grandes progressos a leste e nordeste de Verdun, e na região de Saint Mihiel.’

1930 – Desastre no Caminho do Mar, em São Bernardo. O automóvel de chapa 145, de São Bernardo, dirigido pelo médico Antonio Vieira Marcondes, desvia-se de outro, que vinha em sentido contrário, e choca-se com um barranco, provocando a morte de uma filha sua, Celeste, de 17 anos.

1970 – Formalizado o fim dos Beatles.

1975 – São Bernardo ganha supermercado da rede Casas da Banha: Rua Marechal Deodoro, 2.526.

Hoje

- Dia do Engenheiro Metalúrgico

- Dia da Engenharia Militar

Santos do dia

- Santa Madalena de Canossa (1774-1865). Italiana. Fundou a Congregação Filhas da Caridade

- Miguel dos Santos

- Ezequiel

- Pompeu

Municípios Paulistas

Aniversariam hoje: Juquiá (fundado em 1829), Serrana (1890) e Artur Nogueira (1904). As três cidades foram instaladas em 10-4-1949, quando se separam, respectivamente, de Miracatu, Mogi Mirim e Cravinhos.

Também aniversariam: Álvares Florence, Ariranha e Pontes Gestal.

Correção: O “francês da Fichet”, como era conhecido no trabalho Raymond Felician Victor Devisscher (Memória, 8-4-2015), na verdade nasceu na Bélgica, na cidade de Charleroi. Obrigado, Mituo Teramae. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;