Setecidades Titulo Lá no meu bairro
Canil abriga animais que são estrelas do cinema e da televisão

Alternativa’s Dog Show, no bairro Recreio da Borda do Campo, em Santo André, é residência oficial de astros caninos nacionais

Daniel Macário
Especial para o Diário
07/04/2015 | 07:07
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Já pensou em morar ao lado da residência oficial de[/01.TXTNORMAL][01.TXTNORMAL] estrelas caninas do cinema e da televisão? E que tal hospedar seu bicho de estimação junto a personalidades como o Bolota, cachorro da raça bernese mountais dog (ou boiadeiro bernês) que participou, ao lado do ator Cauã Reymond, da propaganda da marca Havaianas? Ou melhor ainda, ver de perto o astro que irá estrelar o filme Mundo Cão junto com Lázaro Ramos? Quem mora no bairro Recreio da Borda do Campo, em Santo André, tem esse privilégio.

Instalado em área verde de aproximadamente 4.000 m², o Alternativa’s Dog Show é a grande atração de quem visita o bairro. Desde 1992 no mesmo lugar, o canil virou referência no Brasil ao descobrir e treinar astros do mundo animal.

Com capacidade para abrigar 70 cães ao mesmo tempo, o canil, além de ser residência para cachorros famosos, ainda presta serviços de hospedagem e treinamento para os pets. “Desde cedo trabalho com cães. Meu primeiro empregou foi em 1975, quando comecei como assistente de treinador. Depois fui subindo de cargo e, em 1985, iniciei atividades como treinador a domicílio. Nunca mais larguei. A ideia do Alternativa’s é justamente oferecer tudo que aprendi ao longo do tempo”, relata o proprietário do local, Elias de Oliveira, 54 anos.

Segundo Oliveira, a oportunidade de abrir o espaço surgiu quando lotes no bairro começaram a ser vendidos por preço baixo. “Sempre pensei que podemos alcançar nossos objetivos por meio do esforço próprio. Se um dia você é lixeiro, no outro pode ser dono do caminhão e assim sucessivamente. E dessa forma conduzi minha carreira como treinador de animais.”

O canil atualmente é responsável por selecionar cachorros para os mais variados eventos. “Além de realizar shows oficiais de adestramento, fazemos seleção para propagandas publicitárias, novelas, seriados e filmes”, revela Oliveira.

No local já passaram por treinamento cães que fizeram propagandas para marcas como MasterCard, Vivo/ Telefônica, IG, além de filmes da Xuxa, Sandy e Júnior e, atualmente, o seriado do Zé do Caixão.

Um dos coordenadores do Alternativa’s Dog e filho do proprietário, Lucas Marques, 23, inclusive já venceu uma edição do quadro Se Vira nos 30 do Domingão do Faustão, exibido pela Rede Globo em 2011 “Minha infância toda foi ao lado de cães. Foi um amor que nasceu desde quando era criança. Cheguei a me formar em Publicidade e Propaganda, mas preferi continuar aqui realizando trabalhos de adestramento, shows e consultoria”, diz Marques.

De acordo com o jovem, o sucesso do Alternativa’s só foi alcançado graças à dedicação de cada funcionário. “É um negócio de família onde todos amam o que fazem. Na maioria das vezes, os problemas dos animais são ocasionados pelo dono. O cão é o que seu proprietário demonstra. Por isso, ressaltamos a importância em dar toda a atenção para eles. Quando alguém deixa seu bicho hospedado aqui, buscamos tratá-lo do mesmo jeito. Se ele caminha três vezes ao dia, iremos fazer a mesma coisa. Sempre vamos manter a rotina deles.”

Bar e mercearia é ponto de encontro para quem vive na Borda do Campo

Instalado há 25 anos no bairro Recreio da Borda do Campo, o Bar e Mercearia Moreira tornou-se, com o tempo, o principal ponto de encontro para quem vive na região. Localizado na Rua Tartaruga-da-Amazônia, o comércio, além de reunir homens que trocam uma prosa nas horas vagas, ainda é uma das únicas opções para quem precisa comprar produtos de primeira necessidade.

“Quando me mudei para cá, o bairro não tinha nada e tudo era muito longe. Decidi criar o bar e, com o tempo, a mercearia. Hoje o lugar virou ponto de encontro para os moradores”, relata a proprietária do comércio, Maria dos Anjos, 44 anos.

De acordo com Maria, a distância dos centros urbanos até ajuda na interação entre os habitantes do bairro. “Aqui os índices de criminalidade são baixos e as famílias conhecem umas às outras.”

Apesar de ter dificuldades para chegar a unidades de Saúde, centros comerciais e instituições de ensino, a comerciante garante que a convivência no bairro é a melhor possível. “Se alguém fica doente, os próprios moradores se mobilizam para ajudar. Quem tem carro auxilia as famílias que não possuem. É uma comunidade muito unida.”

Estabelecida no bairro, a proprietária do Bar e Mercearia Moreira diz não querer abandonar o Recreio da Borda do Campo tão cedo. Segundo Maria, no local ela encontrou a paz para viver em Santo André.

“Amo esse lugar. A mercearia é, muitas vezes, a única saída rápida para muitas famílias que vivem no entorno. Você pode notar que quando tem alguma reforma, todos se prontificam em ajudar. Já quando aparece alguém estranho, todos olham já desconfiados. É assim que nos protegemos e garantimos a vida em comunidade.”

Corretor de imóveis acompanhou a formação do loteamento

Instalada há 40 anos na Avenida Mico-Leão-Dourado, a Imobiliária Marco Bartalena é considerada uma das responsáveis pelo crescimento do bairro Recreio da Borda do Campo. De acordo com seus proprietários, aproximadamente 25 mil famílias compraram seus lotes por meio de corretores que atuaram no local.

“Quando nos instalamos, poucas pessoas moravam no bairro. Estava em um período em que os lotes começavam a ser vendidos. Fui um dos pioneiros a fazer essa comercialização aqui. Aliás, vim para cá justamente para realizar toda essa parte burocrática da venda”, revela Marco Bartalena, 65 anos, proprietário da imobiliária que leva seu nome.

Antes morador da Vila Luzita, Bartalena acredita que atualmente o bairro é um dos grandes potenciais para Santo André. “Estamos em uma área dentro do Parque do Pedroso, região de proteção e preservação. Tudo é uma maravilha, a qualidade de vida é ótima. Ficamos ao lado do Rodoanel, além de o bairro todo ser contornado pela Represa Billings. Tem coisa melhor do que isso?”

Atrás de sua mesa, o proprietário da imobiliária guarda com carinho uma reportagem publicada pelo Diário em que o atual prefeito da cidade, Carlos Grande, promete investimentos para a região. “Acredito que com esforço ainda vamos conseguir muitas coisas. Atualmente, não vendemos mais lotes só repassamos, por isso, é importante manter o que existe de bom no Recreio da Borda do Campo.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;