Setecidades Titulo
Mudança de tanque pode matar tartarugas no Chico Mendes
Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
12/12/2003 | 23:04
Compartilhar notícia


A transferência de tartarugas de um tanque para outro no Espaço Verde Chico Mendes, em São Caetano, vem sendo alvo de críticas entre ambientalistas. Os animais são obrigados a passar todo o tempo na água no novo local, que não dispõe de rampas para banhos de sol, imprescindíveis para a sobrivência dos répteis. A mudança teria sido feita para afastar os animais das pessoas, pois algumas tartarugas teriam sido furtadas.

O Diário esteve nesta sexta no local e constatou a ausência de recuos no entorno do lago, que abriga pelo menos 20 tartarugas. Segundo o biólogo Ronaldo Moraes da Silva, que dá assessoria técnica à Escola de Ecologia, também de São Caetano, o problema é de alçada do Departamento de Parque e Jardins da Prefeitura. A reportagem tentou ouvir alguém responsável pela transferência, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

“O organismo destes animais funciona por termoregulação, ou seja, dependem das condições de tempreratura. Eles não produzem calor e têm que absorvê-lo do sol”, explicou o biólogo. Uma das conseqüências da ausência de calor, segundo ele, é a produção deficiente de vitamina B3, responsável pela fixação do cálcio. “Com isso, o casco pode até amolecer”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;