Esportes Titulo
Imprensa alemã mostra satisfação com a final da Copa
Do Diário OnLine
Com agências
27/06/2002 | 11:18
Compartilhar notícia


A imprensa alemã manifestou alegria nesta quinta-feira coma final da Copa de 2002, entre Brasil e Alemanha, um duelo inédito na história da competição. Os jornais alemães também expressaram tristeza pela Turquia, em consideração à importante comunidade turca na Alemanha.

"Torcedores em transe! Chegou a final dos sonhos. O Brasil e então?", intitulou o popular jornal Bild. A publicação também cita Franz Beckenbauer, o "Kaiser", campeão do mundo como jogador em 1974 e como treinador em 1990, para dar ânimo à toda a nação. "Eles (os brasileiros) também podem ser derrotados!"

O jornal, que conta com dez milhões de leitores, também assinalou que esta final será ainda o duelo entre dois "fenômenos", Klose e Ronaldo. O brasileiro marcou na véspera o gol da vitória contra a Turquia (1-0), seu sexto nesta edição do torneio.

Por sua parte, o jornal conservador Die Welt deu um título bastante parecido. "É a final dos sonhos: Alemanha contra o Brasil", destacou.

Em um editorial intitulado "Escassez de negro, vermelho e amarelo", o jornal lamentou que o patriotismo não esteja exacerbado nestes dias na Alemanha. Como prova disto, utiliza o argumento de que em Dusseldorf não são vendidas bandeiras alemãs. Elas somente são alugadas para o fim de semana, por pouco mais de US$ 12.

Outro jornal também conservador, Frankfurter Allgemeine Zeitung, dedicou seu artigo de primeira página aos turcos derrotados pelos brasileiros. "Os turcos de Kruzberg (bairro de Berlim com uma importante população desta origem) desejam a vitória da Alemanha", afirmou no título.

Além disso, destaca as relações estreitas entre as equipes turca e alemã. Na seleção da Turquia, há oito alemães, turcos nascidos e criados na Alemanha, onde não somente aprenderam a língua como também a jogar o futebol. E pelo menos uns 20 alemães dirigiram equipes da Turquia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;