A narrativa flui pelo tempo, embora o autor, nascido em 1925, raramente cite datas e retorne a assuntos já abordados. Com um impressionante currículo, que inclui montagens históricas de Rei Lear, Sonho de uma Noite de Verao, Mahabharata, A Tempestade, O Homem Que e Dias Felizes, Brook ainda tem a humildade de confessar erros e reconhecer fracassos.
O diretor revive sua trajetória profissional desde a primeira tentativa de encenaçao teatral. O que inclui a tumultuada fundaçao da Oxford University Film Society e o mal sucedido emprego de roteirista publicitário. A maneira livre e insolente, completamente fora dos padroes ingleses, com que dirigiu seus primeiros espetáculos logo lhe rendeu a fama de enfant terrible.
A guerra contra a bolorenta tradiçao operística e o teatro convencional marca sua carreira. A mente sempre aberta para a vanguarda originou sua adesao à quebra do conceito teatral das "duas salas" (palco e platéia) e conseqüente integraçao entre atores e espectadores.
O International Centre of Theatre Research, talvez sua maior contribuiçao às artes cênicas, surgiu em 1971, em Paris. O diretor escolheu a cidade por causa do ambiente mais propício às experiências radicais que pretendia iniciar, baseadas na improvisaçao.
As pesquisas desenvolvidas levaram o grupo formado por pessoas de diversas origens culturais a viajar para Africa, India, Oriente Médio e se apresentar em aldeias perdidas no mapa. Daí surgiram a concepçao de teatro como "metáfora que ajuda a tornar claro o processo da vida" e a procura pela resposta de uma questao fundamental: por que (e nao como) sobreviver.
A busca pelo aperfeiçoamento espiritual, que Brook conclui incompleta, é outro tema de Fios do Tempo. A frivolidade da vida social é mais um ponto que ele aborda. No início, relata, achava coquetéis, festas e jantares necessários à vida artística, mas depois percebeu que compromissos assim sao descartáveis.
O diretor revela também sua relaçao nem sempre profícua com alguns atores e autores famosos. Um índice remissivo e 27 fotos em preto- e-branco acompanham o texto.
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