Ideia da sociedade civil ‘abraçada' pelo Poder Executivo de São Caetano, a Entoada Nordestina chega à segunda edição. No sábado, a partir das 11h, o evento ocupará o Bosque do Povo (Estrada das Lágrimas, 320), localizado no bairro São José, um dos principais redutos de migrantes e descendentes na cidade.
Intensa e plural. Talvez esta seja a definição que melhor cabe para a Entoada, que tem acesso gratuito. Serão mais de 250 artistas envolvidos e dez horas ininterruptas de evento; estas voltadas a diferentes linguagens como teatro, música e dança.
Segundo a organizadora Roberta Giotto, a proposta é promover a pluralidade de expressões e homenagear a comunidade local com o resgate da cultura nordestina. "Trata-se de um dia de festa repleto de manifestações tradicionais, como bumba meu boi, maracatu e frevo", adianta.
Entre os destaques da agenda, que tem abertura com cortejo de Folia de Reis - conduzido pelo Ponto de Cultura homônimo, de Diadema -, está a apresentação da Banda de Pífanos de Caruaru às 18h.
Com mais de 80 anos , o grupo - cultivado por diferentes gerações da família Biano - é considerado um dos mais importantes no gênero zabumba cabaçal, tendo se apresentado em festivais na Europa.
Outro nome de peso é o Grupo Cupuaçu, de São Paulo, que exibe às 19h número de bumba meu boi.
Já, no encerramento, às 20h30, o conjunto fluminense Raiz do Sana mostra repertório dedicado ao forró pé de serra, que mescla baião, xote e xaxado com elementos de outros estilos.
Como novidades desde ano, há espaços destinados à literatura de cordel e ao cinema. Este fará a exibição de três curtas-metragens temáticos, cedidos pelo Sesc São Caetano.
Artesanato e gastronomia típicas da região ainda serão comercializados no evento. Estão no cardápio pratos como sarapatel e caldo de mocotó.
A primeira Entoada, realizada no ano passado, atraiu público estimado de 3.000 pessoas. "Teve clima gostoso e familiar. Havia de crianças a vovós", lembra Roberta. Mais informações na internet (www.saocaetanodosul.sp.gov.br) ou pelo telefone 4232-1237.
Programação
11h - Cortejo com Folia de Reis (Ponto de Cultura Folia de Reis, de Diadema)
11h30 - Música: forró (Trio Pernambuco, de São Caetano)
12h - Dança: cacuriá (Cacuriá Pé no Terreiro, de São Paulo)
13h - Teatro: espetáculo Teatragem (Núcleo 43 da Fundação das Artes, de São Caetano)
14h - Música e dança: frevo (Bandas e Fanfarras de São Caetano)
Bloco com bonecões (grupo Arca, de Ribeirão Pires)
Teatro: encenação Puxada de Rede (grupo Capoeira Santa Isabel, de São Caetano)
15h - Música: forró (Trio Sinhá Flor, de São Paulo)
16h - Cortejo: maracatu (Bloco de Pedra, de São Paulo)
17h - Teatro e música: espetáculo Sambada de Cavalo Marinho (grupo Mundu Rodá, de São Bernardo)
18h - Música: forró (Banda de Pífanos de Caruaru, de Caruaru - PE)
19h - Dança: bumba meu boi (Grupo Cupuaçu, de São Paulo)
20h30 - Música: forró (Raiz do Sana, do Rio de Janeiro)
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.