Cultura & Lazer Titulo
Indiana Jones ganha coleção em DVD
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
20/10/2003 | 18:42
Compartilhar notícia


Harrison Ford 22 anos mais novo e todas as aventuras de seu principal personagem, Indiana Jones, chegam às lojas nesta terça-feira em um pacote que custa R$ 144,90 (preço sugerido pela distribuidora Paramount). A coleção contém quatro DVDs: os três filmes e um disco só com extras, como trailers, entrevistas e making of. Um bom material para colecionador ou para aqueles que gostaram dos filmes e agora os querem no arquivo.

Nesta terça-feira é o lançamento mundial do produto, que nos sites norte-americanos já aparece entre os dez primeiros nas listas de pré-venda. O pacote As Aventuras de Indiana Jones – A Coleção Completa também estará disponível nas locadoras.

O quarto disco do conjunto é o único com material inédito, incluindo um documentário sobre o making of das três produções feito especialmente para o DVD. Todos dirigidos por Steven Spielberg, os filmes foram evidenciados por seus efeitos técnicos e por sua inesquecível trilha sonora. Até por isso ganharam espaço os extras A Luz e a Magia de Indiana Jones, O Som de Indiana Jones e A Música de Indiana Jones.

O primeiro longa da série, Os Caçadores da Arca Perdida (1981), traz um ágil Harrison Ford. Bem mais do que permitem hoje seus 61 anos. Mas, mesmo assim, outras pessoas ocupavam seu lugar nas cenas mais perigosas. É o que mostra o extra Os Dublês de Indiana Jones. Trailers, entrevistas inéditas e link para o site oficial do personagem completam o disco de três horas.

Para quem não lembra, o primeiro filme mostra a luta de Indiana para impedir que os nazistas se apossem da Arca da Aliança. O tesouro contém segredos que podem mudar o curso das atividades políticas do mundo.

Quem quiser ver o filme com outros olhos, pode atentar para alguns detalhes. Por exemplo, Spielberg tinha vontade de fazer um filme de James Bond e em conversa com o amigo George Lucas, no Havaí, surgiu o argumento da série Indiana Jones. Para homenagear a origem do projeto, Os Caçadores conta com um prólogo que nada tem a ver com o enredo principal, assim como nas histórias de 007. Além disso, as montanhas que aparecem nessa seqüência inicial foram filmadas justamente no Havaí, para brindar o local no qual a idéia foi concebida.

O Templo da Perdição (1984) conta como o herói parte em busca da Pedra de Ankara para salvar crianças escravizadas por um misterioso culto. Na época de seu lançamento, chegou a ser chamado de violento – merece comparação com os filmes atuais. Visível mesmo foi a aceleração nas ações e a ênfase nos efeitos especiais.

No título final – até que não saia Indiana Jones 4 –, o herói tem a companhia de seu pai, interpretado por Sean Connery, um dos mais famosos James Bond. Eles precisam encontrar o Santo Graal. “Não me chame de Júnior” é a famosa frase afirmativa de independência proferida por Indiana para o pai.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;