Esportes Titulo
Sabino foca nova função para 2016
Marta Teixeira
Do Diário do Grande ABC
10/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Aos 37 anos, o meio-pesado Mario Sabino sabe que a carreira como judoca da Seleção Brasileira chegou ao fim. Nem por isso deixa de fazer planos para os Jogos Olímpicos do Rio-2016, quando pretende integrar a comissão técnica.

"Minha história na equipe nacional acabou, e você precisa saber o momento de parar, mas tenho vigor físico para outras competições. Meu objetivo maior agora é tornar-me técnico de seleção", projeta.

Policial militar desde 1999, Sabino já se prepara para assumir a nova função. Voltou a estudar, cursa Educação Física, e há dois anos mantém o projeto social Judoquinha, em Bauru, onde nasceu, atendendo 60 crianças. Seu exemplo é Henrique Guimarães. Medalha de bronze no Mundial de Osaka-2003 e nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996, Guimarães é hoje técnico da Seleção Brasileira Júnior, que disputará o Mundial da categoria ainda este mês, em Paris, França.

"O judô já está trabalhando com isso, levar atletas experientes para ajudar os mais jovens e é o que eu desejo fazer", diz. "Quem sabe não faço parte de 2016 na comissão técnica. Seria realizar outro sonho. Já trabalho com iniciantes, mas quero atuar também com atletas de alto rendimento."

Como judoca, Sabino disputou duas olimpíadas: Sydney-2000 e Atenas-2004, mas não conquistou nenhuma medalha.

Em Mundiais, a história é melhor, incluindo um bronze em Osaka-2003. O meio-pesado ainda esteve perto de carimbar o passaporte para a terceira participação olímpica, mas foi derrotado na última luta da seletiva para Pequim por Leonardo Leite.

Ontem, ele ajudou São Caetano a defender sua soberania nos Jogos Abertos do Interior, com o título na decisão contra a forte São José dos Campos.

"Desde o início do ano sabia que o objetivo maior da equipe era os Jogos Abertos. Por isso, abri mão de outras competições e fiquei fora do Campeonato Paulista."

O técnico Mario Tsutsui destacou a importância do resultado. "Era uma prioridade, até por ser em casa. Garantimos 20%, mas amanhã (hoje) temos o torneio individual que equivale aos 80% restantes dos pontos."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;