Cultura & Lazer Titulo
São Paulo tem campeonato de 'Monopoly'
Débora Centoamore
Especial para o Diário
22/03/2009 | 08:01
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Quem achava que Banco Imobiliário era coisa do passado está muito enganado. Originalmente chamado de Monopoly, o jogo cujo objetivo é adquirir o maior número possível de propriedades e levar os outros à falência segue bastante vivo. Tanto que São Paulo recebe hoje, pela primeira vez no País, a etapa nacional do Campeonato Mundial de Monopoly.

No total, 1.001 inscritos participam da competição, das 10h às 21h, no Citibank Hall (Av. dos Jamaris, 213. Tel.: 2846-6010). Entre os 720 candidatos do Estado, está o casal Roberto Montemor e Viviane de Freitas Montemor, de Santo André, que joga todas as semanas com amigos.

"Começamos a jogar em grupo há cerca de quatro anos, mas já tínhamos o hobby desde pequenos", conta Viviane. Segundo as regras, o casal não pode competir junto. "Se chegar à final e ficarem os dois, não sei como vai ser", diz Viviane, que acredita que o marido vai se dar melhor por geralmente vencer as partidas.

Esta é a 13ª edição do Campeonato Mundial, que ocorre desde 1973. Em 2009, serão mais de 40 países com eliminatórias regionais. "O Brasil entrou agora porque o jogo só chegou no ano passado", esclarece Maricy Gattai, gerente de produto da Hasbro Brasil, empresa fabricante do jogo. Além da Hasbro, a Estrela vende sua opção nacional, o famoso Banco Imobiliário, desde 1944.

Criado em 1935 pelo norte-americano Charles Darrow, Monopoly é o jogo de tabuleiro mais célebre do mundo, segundo Livro dos Recordes Guiness de 1999. Essa fama vem de longe: em 1936, já era o mais vendido nos Estados Unidos.

O vencedor da etapa brasileira ganhará uma viagem com um acompanhante a Las Vegas, nos Estados Unidos, onde participará da final mundial e concorrerá ao prêmio de US$ 20.580 (quantidade de dinheiro presente no jogo em sua versão norte-americana).

Como as disputas no Brasil serão realizadas em um único dia, as partidas serão jogadas utilizando um sistema chamado Speed Die. Essa regra inclui a utilização de um dado extra, além dos dois já existentes, e alternativas às regras tradicionais do Monopoly, para deixar o jogo mais rápido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;